O PIBID é um Programa Institucional do Ministério da Educação (MEC) realizado a partir de uma iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para concessão bolsas a alunos de licenciatura visando a Iniciação à Docência.

O projeto desenvolvido pelo CEUNSP para o PIBID, que foi aprovado no processo seletivo da CAPES, contemplou a área prioritária da alfabetização e apresenta como integrantes: 1 coordenador institucional/de área, 24 discentes bolsistas e 6 discentes voluntários, todos do Curso de Pedagogia, além de 3 professores de escolas públicas, sendo duas da cidade de Salto e uma da cidade de Itu.

A área prioritária para trabalhar será a alfabetização no Ensino Fundamental nos Anos Iniciais e contempla três áreas de atuação: literacia, que refere-se a melhor compreensão de textos; numeracia, que compreende o aprendizado da matemática a partir da resolução de problemas em forma de histórias; e LIBRAS, que compreende a prática de uma segunda linguagem e prevê a inclusão social das crianças surdas-mudas.

No total, serão 30 alunos participantes, sendo que os 24 bolsistas receberão por parte do MEC um valor de R$ 400,00 mensais para desenvolverem atividades nesses 18 meses.

As três escolas também terão professores bolsistas, que receberão R$ 765,00 mensais para supervisionarem as atividades dos alunos do CEUNSP durante o período mencionado.

 

Mais informações

Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa
  • Contato:
    (11)4028-8800

Calendário do Programa de Iniciação à Docência


Data Atividade
Início Outubro de 2020
Término Abril de 2022