Avaliação Institucional

Instrumento de melhoria da educação superior


A vida do estudante é difícil. Precisa demonstrar bom desempenho nas provas, trabalhos e estágios e registrar a frequência às aulas, caso contrário, é reprovado nas disciplinas e o sonho do diploma vai se afastando da realização. A vida de uma Instituição de Ensino Superior não é diferente, também está sujeita a inúmeras obrigações e prestação de contas a instâncias superiores, leia-se Ministério da Educação. Conforme as ‘notas’ ou conceitos obtidos, a IES é credenciada ou recredenciada, tem autorização para novos cursos, reconhecimento dos já ofertados, renovação de reconhecimentos etc. Mas, se seu desempenho como instituição educacional atingir níveis insatisfatórios, pode sofrer duras sanções, que vão da suspensão de novas turmas até sua extinção ou descredenciamento.

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior  – Sinaes foi criado com o propósito de acompanhar de perto as atividades das Instituições de Ensino Superior, como forma de estimular o bom trabalho realizado por algumas e de corrigir os problemas encontrados em outras.

Só para ilustrar, veja as dez dimensões consideradas em um dos processos de avaliação da instituição: Missão e PDI; Política para ensino, pesquisa, pós-graduação e extensão; Responsabilidade social da IES; Comunicação com a sociedade; As políticas de pessoal, carreiras do corpo docente e de técnico-administrativo; Organização de gestão da IES; Infraestrutura física; Planejamento de avaliação; Políticas de atendimento aos estudantes e Sustentabilidade financeira.

Os cursos também são avaliados, mas em três dimensões: Organização didático-pedagógica; Perfil do corpo docente; Instalações físicas.

Quanto ao aluno, cabe ao Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE registrar como está se saindo no início do curso e ao final dele.

Essas três avaliações – das instituições, dos cursos e do desempenho dos estudantes – são os componentes principais do Sinaes, mas há outras ferramentas complementares: Autoavaliação – conduzida pela Comissão Própria de Avaliação – CPA, Avaliação Externa, Censo da Educação Superior, Cadastro de Cursos e Instituições. Somados, esses instrumentos detectam inúmeras irregularidades, mas visam principalmente melhorar a qualidade da educação superior e orientar a expansão da oferta de cursos e novas IES.

O que é Sinaes?

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – Sinaes é um sistema de avaliação global e integrado das atividades institucionais. Criado com a Lei nº 10.861, de 14/04/04, compõe-se dos seguintes instrumentos:

Avaliação das Instituições de Educação Superior – AVALIES;
Avaliação dos Cursos de Graduação – ACG;
Avaliação do Desempenho dos Estudantes – ENADE.

O que é CPA?

A Comissão Própria de Avaliação – CPA é composta por representantes de alunos, professores, profissionais técnico-administrativos da Instituição e membros da sociedade civil. Suas atribuições, conforme Art. 11 da Lei 10.861, são as de “condução dos processos de avaliação internos da instituição, de sistematização e de prestação das informações solicitadas pelo INEP (…)”

Quais são os processos da Avaliação Institucional/CPA do CEUNSP?

A autoavaliação compõe-se dos seguintes processos:
Avaliação do Ensino de Graduação Presencial;
Avaliação com os Egressos da Graduação Presencial;
Avaliação do Planejamento Acadêmico;
Avaliação do Ensino de Pós-Graduação – Lato Sensu;

Como se realizam?

A aplicação dos instrumentos avaliativos com base em parâmetros quantitativos (notas) e qualitativos (opiniões, informações, sugestões, diálogos ou colocações livres) ocorre por meio do sistema on-line.

Contato da CPA:

cpa@ceunsp.edu.br

Como e onde consultar os resultados produzidos pela Avaliação Institucional?

Os resultados gerais dos processos / projetos avaliativos podem ser consultados nos links específicos a seguir:

2023
Relato Institucional – 2023

2022
Resultados Gerais da Avaliação do Ensino de Pós-graduação Lato Sensu Presencial – 2022
Resultados Gerais da Avaliação do Ensino de Graduação Presencial – 2022
Portaria G.R. nº 020/2022
Primeiro Relatório Parcial de Autoavaliação Institucional – 2022 (ano base 2021)

2021
Resultados Gerais da Avaliação do Ensino de Graduação Presencial – 2021
Resultados Gerais da Avaliação do Clima Organizacional – 2021
Relatório Integral de Autoavaliação Institucional do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio CEUNSP

2020
Resultados Gerais da Avaliação com os Egressos da Graduação Presencial – 2020
Resultados Gerais da Avaliação do Ensino de Graduação Presencial (ERSE) – 2020
Segundo Relatório Parcial – 2020 (ano base 2019)

2019
Resultados Gerais da Avaliação do Ensino de Graduação Presencial – 2019
Primeiro Relatório Parcial de Autoavaliação Institucional do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio