Avaliação Institucional

Instrumento de melhoria da educação superior


A vida do estudante é difícil. Precisa demonstrar bom desempenho nas provas, trabalhos e estágios e registrar a frequência às aulas, caso contrário, é reprovado nas disciplinas e o sonho do diploma vai se afastando da realização. A vida de uma Instituição de Ensino Superior não é diferente, também está sujeita a inúmeras obrigações e prestação de contas ao Ministério da Educação. Conforme as ‘notas’ ou conceitos obtidos, a IES é credenciada ou recredenciada, tem autorização para novos cursos, reconhecimento dos já ofertados, renovação de reconhecimentos etc. Mas, se seu desempenho como instituição educacional atingir níveis insatisfatórios, pode sofrer duras sanções, que vão da suspensão de novas turmas até sua extinção ou descredenciamento.

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES foi criado a partir da Lei Federal nº 10.861 de 14 de abril de 2004, com o propósito de acompanhar de perto as atividades das Instituições de Ensino Superior, como forma de estimular o bom trabalho realizado por algumas e de corrigir os problemas encontrados em outras.

Com este objetivo o SINAES avalia a qualidade das nossas ações, considerando três principais eixos de avaliação:

  • Avaliação Institucional: Analisa aspectos como gestão, infraestrutura, responsabilidade social e políticas acadêmicas.
  • Avaliação dos cursos: Examina a qualidade dos cursos oferecidos, considerando currículo, corpo docente e condições de ensino.
  • Avaliação do desempenho dos estudantes: Inclui o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), que mede o conhecimento dos alunos ao final do curso.

Internamente realizamos a Avaliação Institucional por meio da Comissão Própria de Avaliação – CPA que é um órgão responsável por promover a avaliação interna da Instituição, com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino e a experiência acadêmica como um todo.

A CPA, segundo ao que determina o SINAES é composta por representantes de diversos segmentos da Instituição, incluindo professores, alunos, técnicos administrativos e membros da sociedade civil. Essa diversidade de participantes garante uma visão ampla e imparcial na análise dos processos internos.

O principal papel da CPA é conduzir os processos de avalição, coletando informações sobre diversos aspectos da Instituição, como qualidade dos cursos, infraestrutura, corpo docente, recursos didáticos, apoio aos estudantes e gestão acadêmica. Esses dados são essenciais para identificar pontos fortes e áreas que precisam de melhorias.

Os resultados das avaliações realizadas pela CPA são utilizados pela Instituição para embasar processos de planejamento, tomada de decisões e implementação de ações corretivas. Dessa forma, a CPA desempenha um papel fundamental no desenvolvimento institucional, promovendo a excelência e a transparência.

Conhecer e participar ativamente da CPA é fundamental para todos os membros da comunidade acadêmica. Ao contribuir com sua opinião e feedback, você ajudará a construir uma Instituição de ensino cada vez melhor e mais identificada com as necessidades dos estudantes, dos seus colaboradores e da sociedade como um todo.

Conheça os resultados das nossas avaliações clicando nos links disponíveis a seguir:

 

Resultados das Avaliações Externas do MEC:
– Clique aqui

Resultados das avaliações internas da CPA:

2025:
– Membros da CPA
– Primeiro Relatório Parcial (ano base 2024)

2024:
– Relatório Integral de Autoavaliação Institucional (ano base 2023)
– Avaliação do Ensino de Pós-Graduação Lato Sensu Presencial
– Avaliação do Ensino de Graduação Presencial

2023
– Segundo Relatório Parcial (ano base 2022)
Relato Institucional
– Membros da CPA
– Avaliação do Ensino de Graduação Presencial
– Avaliação do Ensino de Pós-Graduação Lato Sensu Presencial

Contato da CPA:
cpa@ceunsp.edu.br