A Comissão de Ética na Utilização de Animais – CEUA destina-se a avaliar, sob o ponto de vista ético e legal, toda e qualquer proposta de atividade científica ou educacional que envolva a utilização de animais vivos não-humanos, sob a responsabilidade da Instituição, seguindo e promovendo as diretrizes normativas nacionais e internacionais para pesquisa e ensino envolvendo tais animais.
É competência da CEUA cumprir e fazer cumprir, o disposto na Lei Federal 11.794 que estabelece procedimentos para o uso científico de animais e na Lei Estadual 11.977 que institui o Código de Proteção aos Animais do Estado de São Paulo e nas demais normas aplicáveis à utilização de animais em atividade didática e científica.
Para tanto, antes de qualquer atividade envolvendo um animal, o pesquisador ou professor deverá encaminhar a sua proposta de projeto ao CEUA, com a ciência de seu superior hierárquico, e só poderá iniciar a pesquisa ou atividade educacional envolvendo animais após a avaliação do Comitê, apresentada em Parecer.
Entende-se por utilização: manipulação, captura, coleta, criação, experimentação (invasiva ou não-invasiva), realização de exames ou procedimentos cirúrgicos, ou qualquer outro tipo de intervenção que possa causar estresse, dor, sofrimento, mutilação e/ou morte.
De segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.
Profa. Dra. Leslie Maria Domingues Falqueiro
Coordenadora da CEUA e Membro titular Pesquisador
Lattes
Prof. Ms. Danilo Maciel Duarte
Coordenador da Instalação Animal e Suplente Coordenação da CEUA
Lattes
Profa. Dra. Vivian Lindmayer Ferreira
Membro titular Médico Veterinário
Lattes
Profa. Dra. Denise de Fátima Rodrigues
Suplente Membro titular Médico Veterinário
Lattes
Profa. Ms. Valéria Leite Aranha
Membro Titular Biólogo
Lattes
Prof. Esp. João Mendes Gonçalves Junior
Suplente Membro Titular Biólogo
Lattes
Prof. Dr. Marcelo Rodrigues da Cunha
Membro Titular Docente
Lattes
Profa. Dra. Rosemeire Bueno
Suplente Membro Titular Docente
Lattes
Patrícia Gollitsch Daunt
Membro Titular Representante Sociedade Protetora dos Animais
Lattes
Giovanna Rodrigues de Lima
Suplente Membro Titular Representante Sociedade Protetora dos Animais
Lattes
Médica Veterinária Esp. Luciana Prado Monteiro
Membro Titular Externo
Lattes
Médico Veterinário Esp. João José Soares Junior
Suplente Membro Titular Externo
Lattes
Profa Dra. Milena Fernandes Maranho
Assessora Científica
Lattes
Para acessar o Teste Vocacional e descobrir a carreira certa para você, preencha os campos abaixo.
É bem rapidinho!
Para que possamos agendar a sua vista, preencha o formulário abaixo.