• %logo-alt%

    É parte de um dos maiores e mais reconhecidos grupos educacionais do País.

  • %logo-alt%

    O melhor centro universitário da região, entre os melhores do Estado de SP, segundo o MEC

  • %logo-alt%

    Corpo docente experiente e qualificado, composto por mestres e doutores.

  • %logo-alt%

    Mais de 100 laboratórios, agências, estúdios, escritórios modelos e ambientes especiais.

  • %logo-alt%

    Utiliza algumas das melhores plataformas de ensino on-line

Nossa História


Há mais de 60 anos revolucionando a educação na região de Salto e Itu, sabemos o que faz a diferença na vida de nossos estudantes em todas as etapas da escolarização, do Ensino Infantil à Pós-graduação. Acreditamos no potencial humano e investimos em um ensino de qualidade a fim de formarmos pessoas com o mais alto nível de excelência em ética, competência e competitividade.

  • 1958/59

    Walter Toscano, ituano que havia acabado de se formar pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU/USP), projeta e constrói o prédio da primeira faculdade de Itu. A Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Nossa Senhora do Patrocínio é inaugurada.

    %imagem-alt%

    Em 1958/59...

  • 1971

    O movimento de expansão começa a produzir efeitos. O prof. Rubens Anganuzzi adquire a faculdade, transformada em Sociedade de Educação Nossa Senhora do Patrocínio. Novos cursos são autorizados a partir daí, trazendo influxos de progresso e modernidade para a região.

    %imagem-alt%

    Em 1971...

  • 1998

    Em Salto, a população pode fazer uma dupla comemoração: os 300 anos de fundação do município e a chegada de sua primeira instituição de ensino superior. O CEUNSP instala a Faculdade Cidade de Salto em um edifício charmoso completamente restaurado e transformado para finalidades educacionais, a antiga Vinícola Milioni.

    %imagem-alt%

    1998

  • 2001

    E como a ordem é não parar, Salto ganha novo campus universitário após o maior investimento privado em educação na região. Os prédios da antiga fábrica têxtil Brasital são restaurados e seus mais de 130 mil metros quadrados de área agora, estão disponíveis aos cursos de graduação que para lá são transferidos. As instalações do primeiro campus ficam exclusivamente para os Ensinos Infantil, Fundamental e Médio.

    %imagem-alt%

    2001

  • 2016

    Somos uma instituição de ensino superior cuja característica é estar voltada para o futuro. Estamos sempre em busca da modernização em infraestrutura, acervo bibliográfico e metodologias educacionais, e detemos os melhores indicadores acadêmicos oficiais. Por isso, nesse ano passamos a fazer parte da Cruzeiro do Sul Educacional, o quinto maior grupo privado de educação do país!

    %imagem-alt%

    2016

  • 2017

    E a Medicina Veterinária ganha um complexo de laboratórios novo em folha. Com o aporte de R$ 1,6 milhão na construção, o curso agora conta com laboratórios de anatomia, de microscopia e o multifuncional, que atenderá as áreas de bioquímica e química. Alunos e professores comemoram essa conquista!

    %imagem-alt%

    2017

  • 2018

    O complexo de laboratórios da Medicina Veterinária recebe novas instalações. Agora fazem parte da nova estrutura consultórios e instalações para fazer a recepção e triagem de animais de pequeno, médio e grande porte. Completamos, em 23 de outubro, 60 anos de pura paixão pela educação e desenvolvimento humano. Para comemorar a data, nossos prédios históricos (a tinturaria e a vila operária da Brasital) ganham revitalização completa na cobertura, estrutura e pintura.

    %imagem-alt%

    2018

  • 2020

    Diante dos desafios trazidos pela pandemia de Covid-19, a Instituição viu a necessidade de cuidar ainda mais de seus alunos, docentes, colaboradores e comunidade externa. Esse cuidado veio através de diversas ações afirmativas para a saúde coletiva, por meio de palestras, seminários, ações de voluntariado e novas tecnologias de ensino.

    %imagem-alt%

    2020

  • 2021

    Um período marcado por investimentos em novas ferramentas, plataformas e soluções para aulas, estágio e atendimento. Também em 2021 comemoramos os 20 anos do campus Salto e fomos considerados pelo MEC o melhor Centro Universitário da região metropolitana de Sorocaba, Campinas e Jundiaí.

    %imagem-alt%

    2021

  • Hoje

    A vida intelectual e cultural em Itu, Salto e cidades circunvizinhas é permanentemente alimentada pela nossa IES, que segue crescendo e investindo em infraestrutura, a exemplo dos diversos investimentos em infraestrutura, a exemplo da inauguração do Complexo Odontológico em Itu e do Complexo Veterinário em Salto.


    No Relatório de Avaliação de Recredenciamento Institucional do MEC, publicado em 2023, alcançamos conceito máximo, o que atesta a excelência do nosso projeto educacional!

    %imagem-alt%

    Hoje

Conheça o E-MEC

Já conhece o sistema que acompanha os processos de regulação da educação superior? No E-MEC você encontra uma base de dados oficiais onde é possível ver informações, por exemplo, sobre a qualidade dos nossos cursos, da Instituição e até a validade de diplomas no território nacional. Acesse agora!

Quero consultar
%imagem-principal-alt%

Indicadores de Qualidade

O reconhecimento não vem do nada: vem da união entre compromisso e muito trabalho!


%imagem-alt%

É parte de um dos maiores e mais reconhecidos grupos educacionais do País

%imagem-alt%

Mais de 190.000 m² de área de campi

%imagem-alt%

Diversos cursos estrelados no Guia da Faculdade

%imagem-alt%

Corpo docente experiente e qualificado

%imagem-alt%

Milhares de profissionais formados com posições de destaque no mercado de trabalho.

%imagem-alt%

Utiliza uma das melhores plataformas de ensino on-line

%imagem-alt%

Instituição credenciada pelo MEC

%imagem-alt%

Infraestrutura de ponta

Corpo Diretivo

Conheça nossos profissionais comprometidos com a educação e a experiência em administração universitária.


  • %resumoprofissional-alt%

    Prof. Me. Marcel Fernando Inacio Cardozo
    Reitor

    Prof. Me. Marcel Fernando Inacio Cardozo

    Reitor

    Possui licenciatura pelas Faculdades Integradas de Ourinhos; licenciatura em Pedagogia, pela Faculdade Integrada de Amparo; mestrado em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é Professor Adjunto do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio, atuando administrativamente como Reitor. É avaliador institucional do Ministério da Educação. É Professor Titular de Cargo na Secretaria de Estado da Educação de São Paulo. De 2009 a 2015 foi Diretor das Faculdades de Educação e Saúde e Ciências da Vida, foi Coordenador da Comissão Própria de Avaliação do CEUNSP. De 2007 à 2009 foi Coordenador de Pós-Graduação. Também desempenhou o cargo de Coordenador do Curso de Pedagogia e de professor de Didática e Prática de Ensino no curso de Especialização Lato em Docência no Ensino Superior. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração de Sistemas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: projeto pedagógico, avaliação, formação profissional, educação e autoavaliação.

    Acessar Currículo Lattes

Ensino

Olhando hoje nossas conquistas, nossa evolução, relembramos essa trajetória com sentimentos entre um misto de coragem, perseverança e admiração. Chegamos a milhares de alunos no Ensino Básico e no Ensino Superior, distribuídos em cursos de Graduação, Pós-graduação, Extensão e Pesquisa, com uma estrutura de cinco campi instalados nos municípios de Salto e Itu que atendem cidades circunvizinhas e de outros Estados. Tudo isso pode não ter sido a intenção inicial do fundador, em 1958, mas revela uma característica importante: investir em educação sempre leva ao crescimento, à evolução, ao desenvolvimento individual e coletivo.

Nesse mergulho em nós mesmos, enxergamos que alimentamos a vida intelectual e cultural em toda uma região com nossos cursos e atividades que deles resultam, como debates, palestras, circuitos culturais, pesquisas. Produzimos e compartilhamos conhecimento com a sociedade em forma de serviços à comunidade nas áreas da saúde, gestão, administração e direito. Injetamos recursos na melhoria das instalações e aquisição dos melhores equipamentos. O resultado não poderia ser outro: conquistamos os melhores índices de avaliação no MEC, Enade e Guia do Estudante, que anualmente divulga os cursos superiores que conquistam excelentes classificações.

 

Saiba mais
%imagem-principal-alt%

Pesquisa

A Pesquisa, ao lado de Ensino e Extensão, forma o tripé que sustenta o ensino superior. É o setor que materializa novos conhecimentos, oxigena as práticas científicas, responde às demandas da sociedade por tecnologia e inovação. Somos fortes nesse quesito. Investimos permanentemente em programas de incentivo, mediante as três modalidades descritas abaixo:

A Iniciação Científica, é voltada a estudantes da graduação, programa em que eles dão os primeiros passos no pensamento teórico-metodológico e crítico-analítico que caracteriza todo pesquisador. A Iniciação à Docência trabalha com o pessoal das licenciaturas, com o intuito de desenvolver e aperfeiçoar práticas em Educação Básica e a Iniciação à Extensão, modalidade destinada aos alunos dos 1º e 2º anos do curso que visa favorecer o processo de aprendizado contextualizado, através do apoio a programas ou projetos de extensão universitária, estágio, atividades artístico-culturais, eventos e toda a interface entre a Instituição e a comunidade.

O objetivo é fomentar sempre a qualidade da pesquisa.

Saiba mais
%imagem-principal-alt%

Extensão

A Extensão, tomada em seu sentido amplo, é o terceiro pilar que, junto com Ensino e Pesquisa, formam as bases do Ensino Superior. Vista no seu sentido estrito, podemos entendê-la como o braço da universidade na comunidade, aquele setor acadêmico que promove cursos de curta duração, jornadas de profissões, palestras e semanas de cursos.

Assim também ocorre quando a Universidade se propõe a oferecer serviços de extrema importância à população, realizando a integração entre teoria e prática. É o caso das diversas clínicas, laboratórios e empresas juniores que em ações afirmativas levam serviços de excelente qualidade à população local.

Enfim, quanto mais e sociedade se desenvolve, mais evolui a Universidade, pois são atores em um processo dinâmico de estímulos e respostas às demandas em serviços e conhecimentos.

Conheça os serviços!
%imagem-principal-alt%

Internacionalização

O CEUNSP sem fronteiras!


Tão importante quanto estudar o que se gosta é poder agregar ainda mais valor ao curso que definirá sua profissão. E uma experiência internacional até que cairia bem ao seu currículo, não é mesmo? O Escritório de Internacionalização e Redes de Cooperação – EIRC foi criado exatamente para isso: ser o articulador nas demandas relativas à Internacionalização do CEUNSP.

Isso significa que os professores responsáveis por esse setor estarão voltados a propor atividades relacionadas a programas de mobilidade acadêmica, ou seja, intercâmbios, e tudo que orbite o assunto, seja orientando alunos interessados em estudar no exterior, recebendo alunos de outros países que irão estudar na instituição, estabelecendo novas parcerias com universidades estrangeiras, entre outras iniciativas. Para conseguir uma bolsa de estudos no exterior, é preciso consultar o edital que regulamenta o processo seletivo.

Saiba mais!
%imagem-principal-alt%

Comitês de Ética em Pesquisa

Contribuindo para o desenvolvimento da pesquisa científica na Universidade Cruzeiro do Sul


  • %imagem-alt%

    Comitê de Ética na Utilização de Animais - CEUA

    O Comitê de Ética na Utilização de Animais - CEUA visa garantir a utilização humanitária de animais com finalidade de ensino e pesquisa científica.

    Saiba mais
  • %imagem-alt%

    Comitê de Ética em Humanos

    O Comitê de Ética em Humanos regulamenta, analisa e aprova a realização de pesquisas que envolvam seres humanos.

    Saiba mais

A Cruzeiro do Sul Educacional

Em seus mais de 50 anos de atividades, a organização, cuja sede encontra-se em São Paulo, capital, vem investindo pesado na expansão e fortalecimento da sua marca, agregando instituições com presença regional forte e estratégica em várias localidades do país. Assim, atua em todos os níveis de ensino, da Educação Infantil à Pós-graduação, com cursos presenciais e a distância. Só nessa modalidade, são mais de 1000 Polos EAD em todo o território nacional.

A cada nova aquisição, uma premissa básica é rigorosamente cumprida: preservar a identidade das instituições sem abrir mão dos princípios éticos e ideais de educação que norteiam as ações da Cruzeiro do Sul Educacional. É um profundo conhecimento de mercado que torna o grupo um dos mais representativos e eficientes no setor e gerador dos melhores indicadores acadêmicos.

Acesse o site
%imagem-principal-alt%