Conheça a história do campus Salto, que completa 20 anos

A Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Nossa Senhora do Patrocínio foi criada em 31 de julho de 1958 em Itu, quando houve autorização para o funcionamento dos cursos solicitados […]

13/04/2021

A Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Nossa Senhora do Patrocínio foi criada em 31 de julho de 1958 em Itu, quando houve autorização para o funcionamento dos cursos solicitados e Pedagogia e Letras Neolatinas, ficando assim criada a F.F.C.L. N. Sra. do Patrocínio.

Realizou-se a sessão solene da Fundação da Faculdade em 24 de outubro do mesmo ano. A abertura da Faculdade coroava os festejos do ano do centenário da chegada das Irmãs Chambéry, que já possuíam um colégio só para meninas, o primeiro do Estado de São Paulo que recebia meninas negras e escravas ainda no século XIX, sob a tutela da Madre Maria Theodora Voiron.

No memo ano, Walter Toscano, ituano que havia acabado de se formar pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU/USP), projeta e constrói o prédio da primeira faculdade de Itu, o primeiro prédio modernista da cidade. Em 1971 o professor Rubens Anganuzzi adquire a faculdade, transformada em Sociedade de Educação Nossa Senhora do Patrocínio.

A expansão com um novo campus na cidade de Salto ocorre em 1998 na antiga Vinícola Milioni, que foi alugada e adequada para tanto – é quando a antiga F.F.C.L. se torna Centro Universitário, coroado após a aquisição da antiga fábrica Brasital, transformada em Campus e em funcionamento há 20 anos.

A Vinícola ainda abrigou o antigo Colégio Objetivo de Salto, pertencente ao CEUNSP, até ser desativada pois o ensino básico também foi transferido de forma completa para o Campus da Brasital nos primeiros anos da década de 2010.

A arquitetura da Brasital, antiga fábrica de tecelagem, foi inspirada na arquitetura industrial da cidade de Manchester, na Inglaterra. Em 1999, os prédios foram adquiridos pelo CEUNSP em forma de comodato (valor estipulado em 20 anos para ser pago à Santista, mas quitado em 5 anos).

O CEUNSP inaugurou o novo campus em 2001, após adequações em parte dos 130.000 m² do terreno e do conjunto da fábrica.

Ao final do ano de 2015, o CEUNSP foi adquirido pelo Grupo Cruzeiro do Sul Educacional, tendo iniciado sua transição a partir de 2016. Hoje o Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio integra, em conjunto com outras IES e 5colégios, um dos maiores grupos educacionais do Brasil, em um modelo de sucesso na formação acadêmica.

Texto original da Prof.ª Dr.ª Milena Fernandes Maranho