Alunos de Medicina participam de atividade voltada à técnica de intubação e extubação de pacientes
Aula prática relaciona anatomia com cenários de urgência, emergência e terapia intensiva

A disciplina de Anatomia do curso de Medicina do CEUNSP ministrou uma aula prática e teórica sobre o sistema respiratório humano, integrando a anatomia sistemática e topográfica com aspectos aplicados da prática médica.
Durante a atividade, os alunos foram conduzidos a uma abordagem detalhada dos órgãos que compõem o sistema respiratório, considerando sua organização espacial e funcional no corpo humano, com uso de modelos anatômicos, peças cadavéricas e recursos multimídia.
Na segunda parte da aula, os docentes (Prof. Dr. Marcelo Rodrigues da Cunha e Prof. Dr. Victor Augusto Ramos Fernandes), em conjunto com profissionais atuantes na área de Urgência e Emergência convidados, desenvolveram uma atividade integradora centrada na técnica de intubação e extubação de pacientes, explorando suas bases anatômicas.
Foram apresentadas orientações gerais sobre vias aéreas superiores e inferiores, estruturas de referência para a introdução de tubos orotraqueais, riscos anatômicos relacionados ao procedimento e cuidados na reversão da ventilação invasiva.
Correlação de temas
Essa abordagem permitiu aos estudantes correlacionar diretamente os conhecimentos fundamentais de anatomia com práticas clínicas reais, contextualizando cenários de urgência, emergência e terapia intensiva.
A atividade reforça o compromisso do curso com a formação de profissionais conscientes e preparados para os desafios da saúde global, alinhando-se ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 3 (Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades).
A experiência promove o desenvolvimento de competências essenciais para a atuação responsável e eficaz dos futuros profissionais. Além disso, a proposta didática dialoga com a formação voltada para impacto social e aprimoramento dos cuidados com a saúde, incentivando o raciocínio clínico desde os ciclos iniciais da graduação.
Ao integrar teoria, prática e valores humanísticos, o CEUNSP segue contribuindo com a construção de um ensino superior transformador, voltado à resolução de problemas reais e à ampliação do acesso à saúde de qualidade.