CEUNSP é selecionado para realizar projeto de alfabetização em escolas municipais

O CEUNSP foi selecionado para o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), ação da Política Nacional de Formação de Professores, de responsabilidade do Ministério da Educação (MEC). […]

20/07/2020

Em um período de 18 meses, a partir de agosto, a Instituição, junto aos acadêmicos do segundo ao quarto semestres do curso de Pedagogia, vai desenvolver atividades nas redes de ensino públicas de Salto e de Itu. Devido à pandemia, as ações serão iniciadas virtualmente.

As escolas estão sendo indicadas pelas Secretarias e Diretoria de Educação. Esta é a primeira vez que a Instituição desenvolverá essas ações na região a partir do referido programa.

Confira aqui a lista dos acadêmicos aprovados.

Mais sobre o projeto

O PIBID concede bolsas a alunos de licenciatura. O projeto desenvolvido pelo CEUNSP contemplou a área prioritária da alfabetização. A Instituição se classificou com o 83º lugar entre as 250 instituições de ensino superior escolhidas.

“A área prioritária para trabalharmos será a alfabetização no Ensino Fundamental nos Anos Iniciais”, explica a Profa. Me. Adelma Francisca Mendes Marques, coordenadora institucional e de área do projeto.

O reitor da Instituição, Prof. Me. Marcel Fernando Inácio Cardozo, aponta a importância da participação no PIBID. “Primeiramente é um orgulho conseguir essa classificação tão boa, concorrendo com instituições do Brasil inteiro. Nossos alunos terão uma oportunidade incrível, como profissionais e cidadãos. Além disso, o projeto vai reforçar a importância do CEUNSP para a região e vai mostrar como a Instituição contribui para o desenvolvimento social das cidades em que está estabelecida”, destaca.

Áreas de atuação

O projeto que concorreu na seleção da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) apresenta como integrantes um coordenador institucional/de área, 24 discentes bolsistas, seis discentes voluntários e três professores de escolas públicas, sendo duas da cidade de Salto e uma da cidade de Itu.

No total, serão 30 alunos participantes, sendo que os 24 bolsistas receberão por parte do MEC um valor mensal de R$ 400,00 para desenvolverem atividades nesses 18 meses. As três escolas também terão professores bolsistas, que receberão R$ 765,00 mensais para supervisionarem as atividades dos alunos no projeto durante o período mencionado.

A iniciativa contemplará três áreas de atuação: literacia, que refere-se a melhor compreensão de textos; numeracia, que compreende o aprendizado da matemática a partir da resolução de problemas em forma de histórias; e LIBRAS, que compreende a prática de uma segunda linguagem que prevê a inclusão social das crianças surdas-mudas.