Docentes e alunos de Veterinária do Ceunsp realizam projeto com gatos ferais

26/05/2022

Você já ouviu falar em gatos ferais? Eles são bichos que vivem em um estado selvagem e suas necessidades não são intencionalmente supridas pelos seres humanos. Na maioria das vezes, sua alimentação é oriunda da caça e ou procura de restos de alimentos.

Esses felinos não são pets, uma vez que o confinamento (seja em abrigo ou em domicílio) causa grande sofrimento e estresse. No entanto, eles podem se reproduzir de forma exponencial causando complicações para o ecossistema em que habitam.

Pensando em contribuir com o controle da população de gatos errantes e ferais e proporcionar melhores condições de saúde para os felinos, o curso de Medicina Veterinária do CEUNSP criou o Projeto CED. Trata-se do método mais disseminado de controle populacional de gatos ferais e a sigla corresponde a Capturar, Esterilizar e Devolver.

A professora do CEUNSP e responsável pelo projeto, Vivian Lindmayer Cisi, explica que a ideia geral é a diminuição progressiva da população feral, castrando (orquietomia e ovariosalpingoesterectomia) gatos residentes, prevenindo a imigração de gatos sexualmente intactos para grupos que poderiam repovoar o local alvo.

O portal Cães e Gatos, conversou com a professora que contou todos os detalhes do projeto e como cada um pode ajudar, além de conter depoimentos de estudantes que participam das ações. Quer saber tudo sobre o CED? Clique aqui e leia a reportagem completa!