- Central de Atendimento ao Aluno com horário especial durante as férias

Notícia

Central de Atendimento ao Aluno com horário especial durante as férias



Prezados alunos,

Informamos a todos que, no período de 16 de dezembro de 2019 a 3 de janeiro de 2020, a Central de Atendimento ao Aluno (CAA) estará em plantão no período das 10h às 20h.

Nos dias 24, 25, 31 de dezembro e 1º de janeiro não haverá expediente no Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio – CEUNSP.

Central de Atendimento ao Aluno (CAA).

Veja como foi o 10º Biologia na Praça do CEUNSP



No dia 26/10, aconteceu na Praça do Carmo em Itu, o 10º Biologia na Praça do Curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio – CEUNSP, com o tema “Conhecer Para Preservar”.

Esse é um evento tradicional do curso, que tem como objetivo a sensibilização educativa da comunidade para a preservação e conservação ambiental, promovendo a integração sociopolítico e cultural entre o Curso de Ciências Biológicas do CEUNSP e a comunidade de Itu e região.

O mérito deste evento, foi dos nossos alunos e professores orientadores que durante um semestre pensaram e desenvolveram os projetos que foram apresentados para a comunidade, entre eles destacamos: A importância Ecológica das Abelhas, Efeito dos Plásticos nos Oceanos, Amebíase e Ascaridíase, A Importância das Minhocas na Aeração dos Solos, Bioconservação de Animais Peçonhentos, Resgate de Fauna Silvestre, entre outros.

Veja fotos do evento:

III Congresso de Engenharia e Tecnologia da Informação do CEUNSP



Entre os dias 30/10 e 1/11, foi realizado no Centro Universitário Nossa Sra. Do Patrocínio – CEUNSP, o III Congresso de Engenharia e Tecnologia da Informação, realizado nos Campus de Salto e Itu. Nesta ocasião, os alunos tiveram a oportunidade de assistir a várias palestras da área de TI, ministradas por professores, alunos e profissionais renomados e atuantes no mercado, além de participar de workshops e oficinas, aprimorando seu desenvolvimento acadêmico e profissional.

Veja qual foi a programação do evento:

  • 30 de outubro
    • Indústria 4.0 – Edson Pereira – Venturus
    • Inteligência Artificial – a Tecnologia está transformando a sociedade e o mundo onde vivemos – Mario Baraldi – Mega Sistemas 

 

  • 31 de outubro
    • Desenvolvendo aplicações .NET em Linux – Renato Groffe – Canal.Net
    • Carreira Banco de Dados – Como e por onde começar !! – Marcel Inowe – Itau
    • Oficina Nodejs – Prof. Dr Leandro Bento Sena Marques – Venturus

 

  • 1° de novembro
    • Workshop – Alunos de Ciência da Computação – Ceunsp
    • Oficina Ferramentas de Modelagem de Dados – Prof. Me Everaldo Leme – Unicamp

 

O coordenador do curso de Ciência da Computação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas do CEUNSP, Archimedes Ferrari Neto, um dos organizadores do evento, comentou: “Esses momentos de aprendizagem são únicos, onde recebemos em nossa Instituição parceiros que compartilham suas experiências e agregam muito valor aos nossos cursos. É um evento que traz um enriquecimento ímpar aos alunos”.

Veja fotos do evento:

Essa é a hora de você mostrar o quanto aprendeu durante a graduação!



O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) é uma avaliação obrigatória realizada pelo INEP, órgão ligado ao MEC. Ele é utilizado para verificar o desenvolvimento dos alunos em relação às habilidades e competências adquiridas durante a formação superior.

Para que você entenda a relevância do Exame, preparamos um resumo com as principais informações sobre a prova.

 

 

Saiba como foi a I Jornada de Aprendizagem Criativa do NIAC



Com o objetivo de valorizar, incentivar e aperfeiçoar a interação dos docentes com o Ambiente de Aprendizagem Virtual (AVA), a I Jornada de Aprendizagem Criativa que aconteceu nos dias 29 e 30 de outubro, surge para criar multiplicadores capazes de uma abordagem inovadora e disruptiva nas IES, natureza que condiz com a missão do Núcleo de Inovação Acadêmica (NIAC) da Cruzeiro do Sul Virtual.

Nesta I edição, os convidados premiados participaram de uma experiência de dois dias, com foco em aprendizagem criativa em reconhecimento às suas interações e suporte didático e pedagógico para nossos alunos.Por meio de pesquisa analítica no AVA, foram apurados os docentes que mais interagiram com o Blackboard da Cruzeiro do Sul Educacional, os que mais postaram conteúdos, exercícios, e marcaram presença em fóruns.

O primeiro dia da jornada já começou especial! Os docentes participaram de um café com o Pró-Reitor de Educação a Distância Prof. Dr. Carlos Fernando de Araújo Jr. e ainda receberam homenagens por suas contribuições no AVA. O Professor Marcos Ota, um dos membros do NIAC, foi o responsável por apresentar o portal EDTECH para os docentes, onde todos eles poderão ter acesso a informações que serão úteis para o seu dia a dia e compartilharão informações e inspirações.No período da tarde, os docentes participaram da Oficina Lab Lego em parceria com a LEGO® Education, que oferece soluções lúdicas de aprendizagem que ajudam todo estudante a alcançar o sucesso.

No segundo dia da jornada, 32 pessoas, entre os docentes e membros do NIAC, foram até o Espaço de Criatividade e Inovação da Faber-Castell participar da oficina de Aprendizagem Criativa no Ensino Superior. Foi a primeira edição dessa oficina com instituições de ensino superior para que em grupo, os docentes pudessem compartilhar e entender na prática como contribuir de forma simples para uma aprendizagem mais criativa e inovadora. Foi um momento de muita troca e envolvimento.

Para a professora Dra. Regina Tavares de Menezes, Coordenadora do NIAC, o saldo é positivo. “Estou muito satisfeita com o resultado da nossa primeira Jornada. A expectativa agora é de que esse grupo corrobore com a nossa comunidade de aprendizagem e que possa com os mecanismos virtuais criados, partilhar ideias, uso de aplicativos, ferramentas do próprio AVA e assim nos fortalecer, energizando e contagiando os demais professores das IES”.

Confira os depoimentos dos docentes que tiveram a honra de participar:

Manuel Fernandes Paradela Ledon, da Cruzeiro do Sul: “Sempre é um estímulo, um ponto de partida para novos desafios, pois encontros assim fazem pensar em novas possibilidades.”

Caroline Piske de Azevedo Mohamed, do UDF: “Me sinto honrada de ter participado. Gosto da ideia de ser mais criativa na maneira que eu ensino e isso está reforçando o desejo de mudanças maiores ainda.”

Gisele Cristina Tertuliano, da Cesuca: “Foi uma experiência muito positiva. Me sinto privilegiada de ter sido escolhida e estar aqui hoje aumenta a minha responsabilidade enquanto docente para poder flexibilizar, inovar e garantir um bom rendimento aos alunos da Cesuca.”

Geni Emília Souza, da Cruzeiro do Sul Virtual: “Muito grata pela Cruzeiro do Sul Educacional oportunizar essa vivência no sentido de compartilhar com os alunos a criatividade e principalmente a integração. Será um ganho muito grande para o curso.”

Walter Travassos Sarinho, do Unipê: “Para mim tem um valor gigantesco. Fui muito interessante, pois cada um compartilhou suas experiências e pudemos conhecer a realidade de cada IES. Achei o máximo a oficina de Lego. Não sabia que era possível utilizar de tantas formas. Para mim, a palavra do encontro é o afeto. A bagagem volta cheia! Estou com a cabeça fervilhando para criar novas experiências aos alunos. A jornada foi um sucesso e estou doido para voltar!”

Rudinei Fernando Rech, da FSG: “Para mim é algo totalmente novo e só tem colaborado. As oficinas mexem com a cabeça da gente e agora é colocar em prática na sala de aula.”

Everaldo Leme da Silva, do Ceunsp: “Esse mundo lúdico ajuda despertar atitudes que estavam adormecidas e é importante para incentivarmos os alunos a trabalhar com práticas diferentes e criativas.”

Danilo Candido Bulgo, da UNIFRAN: “Foi uma grata oportunidade conhecer essas novas tecnologias para inserir na sala de aula. Afinal, o aluno hoje é dinâmico, autônomo e o professor tem que adaptar.”

Emerson Alves Silva, da UNICID: “O encontro ajudou a visualizar bem essa ideia de pensar fora da caixa e tentar um olhar diferente no que fazemos, aproveitando recursos que já estão disponíveis para incentivar os estudantes.”

Márcio dos Santos, do Módulo: “Esses dois dias de imersão total promovidos pelo NIAC foram uma experiência que com certeza ficará gravada na mente dos participantes. Pudemos ver que ainda temos muito a aprender para tornarmos nossas aulas mais criativas e atrativas para nossos alunos. Pude conhecer pessoas maravilhosas que amam a profissão e se dedicam ao trabalho em prol de uma educação melhor. Foi maravilhoso.”

Nova Biblioteca Virtual estará disponível a partir de 1º de novembro



Após meses de desenvolvimento, a partir de 1º de novembro as instituições da Cruzeiro do Sul Educacional passam a contar com uma nova Biblioteca Virtual (BV), cheia de novidades e melhorias na experiência de navegação.

O menu lateral, por exemplo, está mais simples e intuitivo. Também foram incluídas ferramentas para criação de notas, marcação de textos e páginas, além da possibilidade de gerar cartões de estudo e destacar citações para compartilhar com seus colegas.

E tem mais: disponibilizamos metas de leitura, recurso no qual você define seus objetivos e a plataforma indica o progresso. Ainda criamos o Expert Reader, uma área com dicas de leitura e reviews de livros.

Pensa que acabou? Há a possibilidade de impressão e leitura off-line. E o melhor de tudo é que aumentamos a quantidade de livros disponíveis para essas funcionalidades!

Sobre a Biblioteca Virtual

A BV é uma multiplataforma que está disponível em versão web e app (Android e IOS), com mais de 8 mil títulos das principais editoras do Brasil. O link para acesso é disponibilizado nas áreas do Aluno e Professor da sua instituição.

Em breve teremos mais novidades. Fique ligado!

Curso de Nutrição do CEUNSP participa de ação em apoio ao Outubro Rosa



No mês de outubro, os professores e alunos do curso de Nutrição do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio – CEUNSP (período matutino e noturno), participaram de uma ação de combate ao câncer de mama, referente ao Outubro Rosa, em apoio a causa.

Veja as fotos o evento:

Alunos dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Ciência da Computação visitam a LENOVO



No dia 10 de outubro, alunos dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Ciência da Computação, acompanhados do coordenador dos cursos de Tecnologia da Informação, Prof. Archimedes Ferrari Neto, realizaram uma importante visita técnica à conceituada Empresa LENOVO, em Indaiatuba, no interior de São Paulo.

A LENOVO é uma das maiores empresas na área de tecnologia, produzindo notebooks, desktops e servidores. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a história da empresa, conversar com os profissionais do departamento de tecnologia e ver in loco toda a sistemática da linha de produção dos equipamentos. Além do departamento de tecnologia, os discentes também tiveram contato com o RH da empresa, possibilitando conhecer a metodologia de novas contratações e fornecendo uma perspectiva para o mercado de trabalho.

O coordenador e os universitários foram recepcionados por um dos responsáveis pela área de tecnologia, Márcio Funes, que ministrou uma apresentação sobre as tecnologias empregadas e o crescimento da área, mostrando também um pouco da sua experiência aos futuros colegas de profissão.

 

III Encontro dos Escritórios de Internacionalização do Grupo Cruzeiro do Sul Educacional



Nos dias 30/09 e 1/10, os professores Edílson Almeida e Edson Trajano participaram da I Jornada de Relações Internacionais e do III Encontro de Estudo e Planejamento dos Escritórios de Internacionalização da Cruzeiro do Sul Educacional, no qual os representantes das instituições se reuniram na Universidade Cruzeiro do Sul (campus Anália Franco) e na UNICID Tatuapé, para realizarem trabalhos e definirem ações, no sentido de levarem à diante o processo de mobilidade interna e externa entre as instituições do grupo e universidades parceiras em todo mundo.

Esse terceiro encontro, teve por objetivo abrir um espaço de discussão, reflexão e intercâmbio de experiências entre os convidados e participantes. A programação contou com a realização de conferências, mesas redondas e apresentações de pesquisas de alunos. O eixo condutor das discussões girou em torno do tema “Expansão do Conhecimento: percursos e novas perspectivas de intercâmbio”.

O evento foi aberto à participação de professores, pesquisadores, empresas e universidades parceiras do grupo em relações internacionais, além de alunos de graduação e de pós-graduação interessados em divulgar seus trabalhos, sejam de Iniciação Científica ou pesquisas de Mestrado e Doutorado na área.

Também foi a oportunidade de vermos diversos alunos do Grupo Cruzeiro do Sul Educacional, contarem suas experiências como intercambistas. Inclusive, nossa aluna Andreza do curso de Arquitetura do Módulo, apresentou com desenvoltura sua experiência de 4 meses na Universidad Austral de Chile, por meio do Programa de Bolsas Santander, onde cursou um período no curso de Arquitetura e Urbanismo.

 

Medicina Veterinária CEUNSP pontua atividades de agosto e setembro



Curso animado é assim, em atividade o tempo todo. Sem perder o ritmo, vamos relembrar as ações e outros acontecimentos realizados pela Medicina Veterinária nos últimos meses.

O mês de setembro começou bem para os alunos da Medicina Veterinária, que participaram, dia 9, do Dia do Médico Veterinário – homenageando e sendo homenageados. A coordenação do curso preparou a surpresa a professores e alunos com brindes, declarações e palestras de dois respeitados médicos veterinários da região, Denise Rodrigues e Lázaro Ronaldo Ribeiro Puglia (conhecido como Sr. Roni).

Nos dias 18, 19 e 20, Medicina Veterinária e Ciências Biológicas se juntaram para promover o Congresso VETBIO, que reuniu cerca de 300 alunos para palestras nos períodos da manhã e noite. Foi uma boa parceria entre os cursos!

Ainda nesse mês aconteceu a FEPRO, a Feira de Profissões. Foram realizadas cerca de 2.000 visitas monitoradas ao Complexo Veterinário (novinho em folha, inaugurado em agosto), ao laboratório de anatomia, às baias e às salas de orientação profissional. Mais de 80 alunos se incumbiram das monitorias e orientações sobre a profissão aos convidados e visitantes do evento.

E quer uma ótima maneira de enriquecer ainda mais o aprendizado? Aprender in loco o que consta nos livros, mas que só ao vivo passa a ter mais sentido. Os alunos dos 6os semestres foram ao Zoológico de São Paulo e nessa visita técnica conversaram muito com os médicos veterinários do parque: aprenderam sobre o campo de atuação, responsabilidades dessa profissão, a importância dos zoológicos para a sociedade e a preservação das espécies. Uma experiência e tanto!

E em agosto, o que houve? O Congresso Pet South e a inauguração do Complexo Veterinário. Pelo segundo ano consecutivo os alunos da Medicina Veterinária participaram do Congresso Pet South e não deixaram passar a oportunidade de tirar dúvidas, se atualizar e assistir às palestras internacionais. Mesmo porque, eventos como esse são a melhor ocasião para conhecer e interagir com distribuidores, produtores e empresas do mercado Pet.

No dia 16 de agosto, a inauguração do Complexo Veterinário, amplo, totalmente equipado e pronto para receber as aulas práticas do Curso de Veterinária, deixou alunos e professores muito felizes por essa grande conquista. O funcionamento ainda não estaria aberto ao público, só no mês seguinte, mas a inauguração teve por objetivos ser o marco inicial para utilização do espaço.

Sem dúvida, até o fim do ano, muita coisa vem por aí.