- Prepare-se para voltar aos estudos! Confira as datas de volta às aulas

Notícia

Prepare-se para voltar aos estudos! Confira as datas de volta às aulas



Fique atento às datas de início do semestre letivo para calouros e veteranos dos cursos de graduação presencial:

Veteranos: 03/02/2020
Calouros: 18/02/2020

Desejamos que você tenha um ótimo semestre!

Novo FIES: aditamento de dilatação do 1º semestre de 2020



Você é aluno (a) contratante do Novo FIES (a partir do 1º semestre de 2018)? Então fique atento (a): o prazo para solicitar a dilatação para o 1º semestre de 2020 do Novo FIES vai até 15/01/2020. O recurso é permitido aos estudantes com período de utilização contratado até o 2º semestre de 2019.

Para efetivar o pedido, é preciso realizar a solicitação diretamente no SIFES para posterior validação da CPSA (Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento) de vinculação. Para saber detalhadamente como realizar a sua solicitação, confira a cartilha do Novo FIES clicando aqui.

Já o prazo para o aditamento de renovação do 1º semestre de 2020 será divulgado nos próximos dias, portanto, fique atento às nossas notícias e perfis nas redes sociais!

Rematrícula 2020: garanta a sua vaga para o 1º semestre!



Começa hoje, 10/12, o período de Rematrícula para o primeiro semestre de 2020, procedimento acadêmico da instituição que reitera o seu vínculo estudantil, garantindo a continuidade dos seus estudos no próximo semestre.

A rematrícula é feita on-line e diretamente em sua Área do Aluno. Lembrando que somente os alunos aprovados academicamente, sem documentação pendente e sem mensalidades em aberto podem fazer a Rematrícula.

E aí, preparado(a)?

Clique aqui e faça agora sua Rematrícula!

Eventos marcam a Semana do livro e da Biblioteca no CEUNSP – Itu



No mês de outubro, comemoramos a Semana do livro e da Biblioteca e no CEUNSP tiveram algumas ações especiais para a ocasião.

Foram feitas palestras e rodas de conversa com o tema: “O Pequeno príncipe por Antoine de Saint-Exupéry”, o livro clássico da literatura francesa, é ainda hoje o mais vendido do mundo. A obra, aparentemente, dirigida ao público infantil, apresenta um alto teor filosófico e poético a respeito dos valores humanos.

A Multa Solidária foi outra ação que merece destaque. No período de 23 a 29 de outubro as multas foram revertidas em alimentos, materiais escolares e produtos de higiene. Foram arrecadados 221 kg de alimentos, 37 unidades de produtos de limpeza e 25 unidades de materiais escolares.

As arrecadações serão destinadas à quatro instituições, todas localizadas na cidade de Itu: CAVI, Casa de Emaus, Projeto Social Anjos do Resgate e Projeto que Seja.

Aluna do CEUNSP conquistou a terceira colocação no Projeto do Parque Tecnológico de Sorocaba/Sebrae



Ana Carolina de Barros Zenaro, aluna de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do CEUNSP do Campus de Itu conquistou a terceira colocação no projeto “Be the Boss”.

Por meio de uma parceria entre o Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) e o Sebrae-SP, o programa “Be The Boss” aconteceu novamente nas universidades da região.

“Be the Boss” tem o objetivo de fomentar a geração de projetos e ideias inovadoras, o programa é voltado para estudantes do ensino médio e superior da cidade de Itu.

Para o presidente do Parque Tecnológico, Roberto Freitas, “essa é mais uma oportunidade que o PTS oferece aos jovens de toda a região, promovendo a busca pelo conhecimento inovador. O objetivo do programa é revolucionar o empreendedorismo dentro das universidades. O Be the Boss vai fomentar o empreendedorismo inovador para mais de 30 mil estudantes em Sorocaba e região. Agradeço o Sebrae por chamar o Parque Tecnológico para desenvolver esse projeto em conjunto”, afirma o presidente.

Segundo o gerente do Escritório Regional do Sebrae-SP em Sorocaba, Alexandre Martins, “O programa contribui para o crescimento educacional dos jovens da região, promovendo o fortalecimento intelectual dos alunos para resolução de problemas em todas as áreas de atuação, inserindo a cultura da inovação no dia a dia dos jovens e auxiliando quem pretende atuar no mercado empreendedor”.

A aluna Ana Carolina criou uma plataforma online que reúne motoristas pré-cadastrados e permite agendamento de corridas recorrentes com o motorista escolhido com garantia de efetivação da corrida por outro motorista, caso o primeiro tenha algum imprevisto. Isso facilita ao usuário encontrar um profissional que ele se identifique, com base nas suas necessidades, incluindo tipo de veículo, horário, preferência de gênero, tempo de habilitação, entre outros e gera a tranquilidade de estar com uma pessoa conhecida e a certeza que nunca perderá seu compromisso pela falta de transporte.

O Projeto da aluna do CEUNSP concorreu com outros 87 projetos da região e ficou em terceiro lugar. Ana, parabéns pela conquista!

Universidade Positivo junta-se à Cruzeiro do Sul Educacional!



A Cruzeiro do Sul Educacional chega presencialmente ao estado do Paraná, por meio da compra da Universidade Positivo, referência em ensino superior e uma marca de reconhecimento nacional.

Líder de mercado dentre as universidades particulares de Curitiba, a Universidade Positivo, com mais de três décadas de história, possui 1.650 colaboradores, 33 mil alunos, dos quais 23 mil na modalidade presencial. Além disso, conta com oito campi, um em Londrina e sete em Curitiba, onde fica o campus Ecoville, considerado um dos mais modernos e completos do País.

Seu portfólio possui mais de 50 opções de cursos de graduação, como Medicina e Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, além de dezenas de cursos de Especialização e MBA’s. É destaque também no campo da pesquisa científica, por meio de seus quatro programas de doutorado e cinco de mestrado. Na Educação a Distância, são dez opções de cursos de graduação, em 79 polos EAD em mais de 16 estados.

De acordo com as avaliações do MEC (Enade e Conceito Preliminar de Curso – CPC), diversos cursos da Universidade são destaques no país, no estado e na cidade onde está localizada, indicadores que com certeza traduzem a relevância de uma marca regional de alta qualidade.

A Universidade Positivo* se junta a outras marcas da Cruzeiro do Sul Educacional como o recém-chegado Centro Universitário Braz Cubas, Centro Universitário do Distrito Federal – UDF (Brasília/DF), Centro Universitário de João Pessoa – Unipê (João Pessoa/PB), Centro Universitário da Serra Gaúcha – FSG (Caxias do Sul e Bento Gonçalves/RS), Cesuca – Faculdade Inedi (Cachoeirinha/RS), e as marcas presentes no Estado de São Paulo como a Universidade Cruzeiro do Sul (São Paulo), Universidade Cidade de São Paulo – UNICID (São Paulo), Universidade de Franca (Franca), Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio – Ceunsp (Itu e Salto), Faculdade São Sebastião – Fass (São Sebastião), Centro Universitário Módulo (Caraguatatuba), além dos colégios de educação básica: Colégio Cruzeiro do Sul (São Paulo), Colégio Alto Padrão (Franca) Colégio São Sebastião – Centro (São Sebastião), Colégio Itu (Itu) e Colégio Salto (Salto).

Agora, a Cruzeiro do Sul Educacional reúne, ao todo, mais de 350 mil alunos e 9.100 colaboradores, consolidando-a como um dos maiores e mais relevantes grupos de educação do País.

*A conclusão da operação está sujeita à análise do CADE e ao cumprimento de condições precedentes de praxe

Alunos 100%: confira quem ganhou bolsa integral para estudar no CEUNSP



Para fortalecer cada vez mais a nossa comunidade acadêmica e possibilitar mais pessoas a terem acesso à vida universitária, as instituições da Cruzeiro do Sul Educacional contam com diversas formas de bolsas ou financiamentos. A cada semestre, os candidatos têm a oportunidade de serem beneficiados com descontos nas mensalidades e ficarem mais perto do tão sonhado diploma.

Confira as nossas ofertas de bolsas de estudos e descontos!

A bolsa oferecida para participantes da Feira de Profissões (FEPRO) que tiveram alto desempenho no vestibular, por exemplo, é um importante benefício que pode contemplar os candidatos com até 100% de isenção nas mensalidades do CEUNSP. A Beatriz Eduarda Aparecida Diniz conquistou a bolsa integral e está feliz da vida:

“Fiquei muito feliz com a minha conquista! Estou muito grata com a oportunidade, sem dúvida a bolsa 100% é um grande avanço para eu atingir os meus objetivos. A iniciativa da FEPRO por parte do CEUNSP abre portas e promove o desenvolvimento de grandes potenciais nas mais diversas áreas. A feira traz um grande encorajamento na escolha de decisões nas mais diversas áreas profissionais”.

Parabéns à Beatriz e todos os candidatos que conquistaram bolsas integrais ou parciais!

Alunos do curso do CEUNSP desenvolvem aplicativo para gestão de obras em parceria com a Prefeitura de Itu



Alunos do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Campus II, através da disciplina de Projeto Interdisciplinar desenvolveram em parceria com a Prefeitura Municipal de Itu um aplicativo para Gestão de Obras intitulado GovTechs.

O principal objetivo deste projeto foi desenvolver um sistema que efetua a gestão dos trabalhos exercidos pelos prestadores de serviço, afim de possibilitar a produção, administração, controle, manutenção, economia e eficiência. O sistema visa gerir as obras que serão iniciadas pela Prefeitura de Itu, sendo possível inserir detalhes e custos para aprovação.

O secretário de obras ficará encarregado por escolher o gestor, o local e os recursos a serem utilizados. Além dos gastos, juntamente com a verba disponível e efetuando o acompanhamento dos mesmos de acordo com a obra. Após todo o processo, o sistema irá gerar uma pré-visualização do projeto de obra para que possa ser analisado. Se aprovada, a obra sumirá e dará espaço para outro pré-projeto.

A apresentação e entrega do sistema foi realizada no último dia 19 de novembro, sendo acompanhado pelo Diretor de Inovação Jeferson Furtado da Prefeitura de Itu e pelo coordenador de cursos de TI do CEUNSP Archimedes Ferrari Neto.

Alunos do curso de Nutrição do CEUNSP participam de ação com a prefeitura



No último sábado, 09/11, foram realizadas ações do Programa Mais Itu na comunidade Vila Paz, por meio de uma parceria com a Prefeitura de Itu e com o apoio do CEUNSP. No local foram realizados 200 atendimentos de saúde e ações culturais.

O intuito do Programa Mais Itu é trazer a população para junto do Poder Público, orientar e ajudar, atuando em trabalho multidisciplinar, levando saúde, dignidade e buscando entender a realidade desses munícipes.

Alunos dos cursos de Nutrição do Ceunsp participaram do programa e estiveram na Emefei “Rotary Itu/Terras de São José”, das 8h às 13h em prol da saúde da cidade. Na ocasião, os moradores da Vila da Paz I, II e III puderam participar de diversas ações nas áreas de saúde e cultura, além de receber orientações sobre habitação, serviço social, esportes e do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT).

A próxima edição do Programa Mais Itu ocorrerá no dia 07/12 na Vila Lucinda, no período das 8h às 13h. São esperadas cerca de 500 pessoas, entre as ações na área de saúde que serão realizadas estão controle de Hipertensão Arterial, controle de Diabetes Melitus, realização de exames rápidos para ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), e orientações sobre alergias alimentares, entre outros.

Para saber mais sobre o curso de Nutrição e outras ações e notícias relacionadas ao curso, clique aqui.

VI Curta Salto emociona público e júri com exibições



Na última semana, nos dias 29, 30 e 31 de outubro, aconteceu na Sala Palma de Ouro a sexta edição do Curta Salto – Festival de Cinema de Salto.

Este ano mais de 20 curtas-metragens foram exibidos em duas categorias competitivas: a Mostra Salto e a Mostra Comunidade.

Cerca de 1.200 espectadores acompanharam as noites de exibição e premiação durante os três dias de realização do evento.

Nas duas primeiras noites o público presente se emocionou com obras das mais variadas temáticas, de ficções como o drama “Alfazema” (direção de Vinícius Oliveira), que abordou a masculinidade tóxica na sociedade atual, ao ensaio fílmico “De Mãe pra Filha” (direção de Victória Siqueira), uma provocação sobre as heranças familiares e o significado de ser mulher no século XXI.

O júri deste ano foi presidido pela cineasta Jessica Queiroz e composto pela professora universitária da Unicamp e precursora dos estudos de gênero Karla Bessa; pelo vencedor do Prêmio Estímulo ao Curta-metragem de 2015, Lucas Bettine; e a artista plástica e diretora geral da FAMA, Raquel Fayad.

Segundo a presidente do júri, todas as obras apresentaram alta qualidade técnica, além de trazerem temáticas atuais e de resistência para o cenário audiovisual interiorano.

Antes da premiação também subiu ao palco a idealizadora do festival e orientadora do processo de produção, a cineasta e professora Lilian Santiago. Lilian destacou o potencial de produção dos estudantes, cuja participação na organização do festival também foi ressaltada. Ainda segundo a cineasta, a edição deste ano definitivamente superou as anteriores e se destacou na qualidade das produções.

Confira abaixo a lista dos vencedores da edição:

Mostra Comunidade

• Melhor Filme da Mostra Comunidade – Eduardo Almeida, Diana Silveira de Almeida, Alberto Fernando Gil Dias e Paulo Roberto da Fonseca por “O Alienista”.

Mostra Salto

• Melhor Roteiro – Felipe Fré por “Fome”
• Melhor Montagem – Camila Jan por “Minha Deusa e Eu”
• Melhor Som – Beatriz Martorell por “Luci”
• Melhor Arte – Bruna Fracascio por “Amarelo Canarinho”
• Melhor Fotografia – Giulia Baptistella por “Minha Deusa e Eu”
• Melhor Direção – Henrique DPK por “Onde Nascem os Deuses”
• Melhor Ator – Celso Rabetti como Augusto em “Grisalhos”
• Melhor Atriz – Elis Braz como Magda em “Amarelo Canarinho”
• Criança Revelação – Sara Santarém como Lia em “Fome”

• Menção Honrosa – Eduardo Pereira por “Amélia”
• Menção Honrosa – Karen Takahara por “Doces ou Travessuras”
• Menção Honrosa – Pedro Furquim por “Onde Fica a Casa do Meu Pai?”
• Melhor Filme – Júlia Nakamura por “Rejunte”

Este ano foi cobrado 1 quilo de alimento não perecível em prol do Lar Frederico Ozanam, de Salto. Cerca de 1 tonelada de alimentos foi arrecadada ao longo do festival. A entrega oficial das doações deve acontecer nos próximos dias.

O VI Curta Salto contou com o patrocínio do cinema Movieplex e da Fábrica de Arte Marcos Amaro, além do apoio cultural da Prefeitura da Estância Turística de Salto.