- Graduação em Jornalismo: vale a pena escolher esse curso?

Notícia

Graduação em Jornalismo: vale a pena escolher esse curso?



Se você gosta de ler, escrever, manter-se atualizado e transmitir informações, talvez o curso de graduação em Jornalismo seja a ideal para você. A área está passando por um período de muitas transformações. Aos poucos, as mídias tradicionais, como o rádio e a televisão, perdem espaço para a internet — que se tornou a principal fonte de conhecimento do público.

Isso faz com que os jornalistas precisem se reinventar constantemente, além de repensar suas funções e buscar novos nichos no mercado, ampliando suas capacidades e qualificações. Dessa forma, além de redigir textos jornalísticos, o profissional também deve dominar a produção e edição de imagens, redação publicitária, organização de eventos e social media.

Quer saber mais sobre o curso de graduação em Jornalismo, o mercado e as vantagens da graduação? Então continue a leitura deste post!

 

Como funciona o curso de Jornalismo?

 

graduação em Jornalismo tem duração média de 4 anos. Durante a graduação, o aluno estuda disciplinas da área das Ciências Humanas, como Língua Portuguesa e Sociologia, mas também tem contato com outras de carga horária mais prática.

É importante que o estudante da área tenha muito interesse por informações e goste de estar sempre a par do que acontece no mundo. Por ser um setor que apresenta muitos profissionais, o graduando deve buscar formas se de destacar desde a faculdade — seja com estágios, cursos livres, trabalhos voluntários ou intercâmbios.

Dessa forma, é muito mais fácil conseguir uma oportunidade em uma boa empresa. Por isso, aproveite as oportunidades que a instituição oferece. Por ser um curso amplo, você pode escolher disciplinas optativas direcionadas à área que deseja trabalhar, como dentro de uma redação ou com a carreira mais voltada para o universo empresarial.

 

Linguagem atual

 

Com o crescimento da internet, a linguagem do jornalismo tradicional mudou. Com o imediatismo, a informação chega praticamente em tempo real, de forma a preencher a necessidade do público atual.

Dessa forma, o conteúdo tende a ser mais claro e objetivo, com frases curtas e de fácil entendimento. Isso porque a mensagem precisa alcançar pessoas que, muitas vezes, estão interessadas apenas em ler um pequeno texto.

O perfil dos novos jornalistas conta com direitos e deveres essenciais. Entre estes, está a necessidade de se manter atualizado para acompanhar as evoluções tecnológicas.

 

Grade curricular

 

Conhecer a grade curricular do curso que você deseja fazer é fundamental para entender se ele vai atender às suas expectativas. Entre as disciplinas estudadas em um curso de graduação em Jornalismo, estão:

  • Língua Portuguesa;
  • Língua Brasileira De Sinais;
  • Fotojornalismo;
  • Redação Jornalística;
  • Teorias da Comunicação;
  • Políticas Públicas em Comunicação;
  • Cibercultura e Redes Interativas;
  • Técnicas de Entrevista e Reportagem;
  • Técnicas e Vídeo e Áudio;
  • Filosofia;
  • Pesquisa em Comunicação;
  • Teorias Críticas na Comunicação;
  • Infografia;
  • Planejamento Visual e Gráfico;
  • Jornalismo Online;
  • Sociologia;
  • Comunicação Corporativa e Institucional;
  • Gestão de Negócios Jornalísticos;
  • Técnicas de Edição;
  • Jornalismo Impresso;
  • Radiojornalismo;
  • Assessoria de Imprensa;
  • Tecnologias da Informação e da Comunicação;
  • Ética e Legislação do Jornalismo;
  • Telejornalismo;
  • Jornalismo De Revista, entre outras.

 

 

Como está o mercado para quem faz Jornalismo?

 

Até junho de 2009, quem desejava seguir carreira em jornalismo não tinha dúvidas quanto ao caminho que devia percorrer: era necessário graduar-se na área da Comunicação Social para obter o diploma e o registro que a lei exigia.

Depois, o Supremo Tribunal Federal (STF) atendeu ao recurso protocolado pelo Ministério Público Federal (MPF) e pelo Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Estado de São Paulo (Sertesp), que solicitava o cancelamento da obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão.

A decisão gerou um debate. No entanto, a graduação ainda é muito importante para quem quer atuar na área. Afinal, a graduação em Jornalismo fornece conhecimentos teóricos, éticos e técnicos que não são encontrados em outros lugares. Assim, o aprendizado é intenso e aprofundado, e o preparo para o mercado de trabalho é maior.

Levando tudo isso em consideração, veja quais são as duas áreas do Jornalismo que ganharam destaque com o desenvolvimento das mídias sociais.

 

Webjornalismo

 

Essa área não é uma extensão do Jornalismo tradicional na internet. Por ser um meio abrangente, o conteúdo produzido online deve ser multimídia, unindo textos, vídeos, fotos, infográficos, e-books, entre outros. A aplicação dessas diferentes funções requer profissionais ágeis, multifacetados e que dominem diversas habilidades.

 

Produção de conteúdo

 

Cada vez mais, a internet é movida a conteúdos. Nesse cenário, é necessário criar estratégias para atrair a atenção dos leitores. Com isso, o marketing tem ganhado espaço, e muitos jornalistas já migraram para essa área.

A habilidade em contar histórias e desenvolver um bom texto faz deles excelentes produtores de conteúdo. Esse material é utilizado em blogs, redes sociais, sites, entre outras plataformas. No entanto, para atuar nesse setor não basta escrever bem: é preciso ter criatividade e compreender o mundo dos negócios.

 

Quais são as vantagens de fazer essa graduação?

 

Os jornalistas exercem uma função social muito importante, pois servem como ponte entre os acontecimentos e o público. Além disso, eles ajudam a solucionar problemas da sociedade e criam oportunidades para o desenvolvimento urbano.

Conheça outras vantagens de cursar Jornalismo e entenda, de uma vez por todas, se essa graduação é ideal para você.

 

Passar por novas experiências

 

Essa profissão permite conhecer realidades fora da nossa própria. Você conhecerá pessoas de diferentes classes sociais, opiniões políticas, entre outras características, e aprenderá como entrevistá-las com empatia e respeito.

Se tiver a oportunidade de trabalhar em outros países, vai poder conhecer culturas novas. Isso é muito interessante para o seu crescimento pessoal e também para aprender a atuar com a imparcialidade que a profissão exige.

 

Ser formador de opinião

 

O jornalista ainda é visto como um importante formador de opinião na sociedade. Ele é responsável por mostrar os fatos para que as pessoas possam ter um ponto de vista sobre o assunto. Por isso, a ética é tão importante.

Se o profissional escreve apenas os pontos negativos sobre determinado tema, os leitores podem ficar com uma visão negativa sobre ele. Portanto, é fundamental saber noticiar os acontecimentos assim como ocorreram.

Em um mercado com uma concorrência acirrada, o curso de graduação em Jornalismo faz toda a diferença. Quem quer ter sucesso na carreira e garantir um aprendizado de qualidade deve escolher o curso em uma instituição reconhecida. Por isso, busque uma graduação antenada com as novas tecnologias e ferramentas e prepare-se para ser um excelente jornalista!

Decidiu cursar Jornalismo? Então, entre em contato conosco e conheça as oportunidades que a Cruzeiro do Sul Educacional oferece para você!

Fonte: Blog Carreiras

 

Estude no CEUNSP: bolsas de estudo e descontos para o 1º semestre!



Faça parte do CEUNSP em 2020: conheça nossas formas de ingresso, programas de bolsas de estudos e crédito estudantil.

 

Prova Tradicional

Na Prova Tradicional, você se inscreve para o nosso Processo Seletivo em data preestabelecida (confira em nosso site e redes sociais quais são as datas disponíveis). O resultado da prova é divulgado 48h após o exame. Prestando a Prova Tradicional, você pode conquistar bolsas de estudo proporcionais à sua pontuação — fez mais de 75 pontos? Sua bolsa será de 100%!

  • Para conferir a nossa tabela de descontos e conhecer mais sobre o Bolsa Mérito Acadêmico, clique aqui!

 

Prova Agendada

Sem tempo para realizar a Prova Tradicional? Sem problemas, aqui no CEUNSP, você conta com a Prova Agendada! Com ela, você pode programar o melhor dia, horário e local para realizar a sua prova. E o resultado também sai após 48h.

 

Ingresso via ENEM

Prestou o ENEM e teve uma boa pontuação? Excelente: você pode optar pelo Ingresso via ENEM — com bolsas de estudos conforme o seu desempenho no exame. Para fazer a sua matrícula, basta entregar o seu boletim do ENEM em dia e horário agendado.

  • Para conferir a nossa tabela de descontos e conhecer mais sobre o Bolsa Mérito ENEM, clique aqui!

 

Uma ajudinha para bancar as suas mensalidades: conheça nosso programa de crédito estudantil aqui!

 

 

*O termo 1ª mensalidade equivale à matrícula. Para cursos exclusos, consulte o regulamento das condições comerciais.

CEUNSP participa de 20º Simpósio Internacional de Atividades Físicas Adaptadas



Na última sexta-feira, o curso de Educação Física do Centro Universitário N. Sra. Do Patrocínio – CEUNSP, participou do 20º Simpósio Internacional de Atividades Físicas Adaptadas, realizado em São Carlos/SP. O evento teve como temática “A pessoa com deficiência e as atividades físico-esportivas e de lazer: direito, empoderamento e participação plena”

O CEUNSP apresentou dois trabalhos na sessão Comunicação Oral, realizados pelos alunos do grupo de iniciação científica. Veja quais foram os trabalhos:

  • Trabalho: “Da necessidade à superação: motivações para a prática do Skate por pessoas com deficiência”.Autor: Danilo Marcelo de Lara – aluno do 8º sem bacharelado matutino.Orientador: Prof. Me. Felipe Varotti.

 

  • Trabalho: “A cobertura de mídia do atleta Cristian Ribera nos Jogos Paralímpicos de Inverno 2018”.Autora: Aline Roncati Fajardo – aluna do 6º sem bacharelado noturno, bolsista do Programa de Iniciação Científica em 2018.Orientador: Prof. Me. Felipe Varotti.

A aluna Aline Fajardo relatou sobre a experiência em participar do evento: “Quero agradecer ao professor Felipe e ao CEUNSP pela oportunidade de iniciação científica! Para mim foi muito importante, pois me ajudou e ainda ajuda em vários aspectos: pessoais, na graduação e futuramente na carreira profissional! Com a iniciação científica pude participar de congressos, realizar pesquisas, trazer novos conhecimentos e conexões. Além de ajudar a melhorar a visão sobre a Educação Física”.

Para o aluno Danilo Marcelo de Lara, apresentar um estudo sobre a prática do skate por pessoas com deficiência, foi um grande desafio: “A modalidade ainda está ganhando visibilidade no Brasil. Acredito que a oportunidade de apresentar o artigo em um evento desse nível contribui para divulgar o potencial desses atletas. O resultado foi muito gratificante, fez valer a pena cada esforço! Agradeço imensamente pela oportunidade!”

Campus Paulista sediará o I Simpósio de Educação Ambiental: diferentes olhares



Nos dias 25 e 26/10 será realizado no campus Paulista o I Simpósio de Educação Ambiental: diferentes olhares.

Podem participar do evento alunos de graduação, pós-graduação e profissionais.

Os interessados em submeter trabalhos nos formatos comunicação oral ou pôster devem preencher a ficha de inscrição e enviar para o email 1simposioea.2019@gmail.com

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas clicando aqui.

 

Veja mais informações sobre o evento nos links abaixo.

 

Ficha de Inscrição do Trabalho

Normas para inscrição e envio do trabalho

Programação do evento

 

Braz Cubas junta-se à Cruzeiro do Sul Educacional!



A Cruzeiro do Sul Educacional amplia sua atuação na Região Metropolitana de São Paulo e dá as boas-vindas à Braz Cubas*, instituição localizada em Mogi das Cruzes. Ao incorporar uma Instituição de relevância regional e de qualidade acadêmica diferenciada, o grupo dá mais um importante passo para o seu crescimento.

Fundada em 1940, a Braz Cubas tem hoje 79 anos de história no ensino, no qual tradição e pioneirismo fazem parte do seu DNA, assim como no da Cruzeiro do Sul Educacional, ambas atuando na transformação de vidas por meio da educação.

A recém-chegada Instituição possui mais de 16 mil alunos e 550 colaboradores, além de um portfólio com 23 opções de cursos presenciais de graduação, entre eles o de Óptica e Optometria, com excelentes conceitos no MEC. Além disso, é uma das pioneiras no ensino a distância no Brasil, hoje com 28 cursos de graduação na modalidade em mais de 70 Polos EAD.

A Braz Cubas se junta a outras marcas da Cruzeiro do Sul Educacional como o Centro Universitário do Distrito Federal – UDF (Brasília/DF), Centro Universitário de João Pessoa – Unipê (João Pessoa/PB), Centro Universitário da Serra Gaúcha – FSG (Caxias do Sul e Bento Gonçalves/RS), Cesuca – Faculdade Inedi (Cachoeirinha/RS), e as marcas presentes no Estado de São Paulo como a Universidade Cruzeiro do Sul (São Paulo), Universidade Cidade de São Paulo – UNICID (São Paulo), Universidade de Franca (Franca), Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio – Ceunsp (Itu e Salto), Faculdade São Sebastião – Fass (São Sebastião), Centro Universitário Módulo (Caraguatatuba), além dos colégios de educação básica: Colégio Cruzeiro do Sul (São Paulo), Colégio Alto Padrão (Franca) Colégio São Sebastião – Centro (São Sebastião), Colégio Itu (Itu) e Colégio Salto (Salto).

Agora, a Cruzeiro do Sul Educacional reúne, ao todo, mais de 300 mil alunos e 7.500 mil colaboradores, consolidando-a como um dos maiores e mais relevantes grupos de educação do País.

 

*A conclusão da operação está sujeita à análise do CADE e ao cumprimento de condições precedentes de praxe

CEUNSP é representado no X Simpósio sobre Deficiência Intelectual e Múltipla



O Centro Universitário N. Sra. Do Patrocínio – CEUNSP, foi representado no X Simpósio sobre Deficiência Intelectual e Múltipla, do Hospital Estadual Especializado em Reabilitação Dr. Francisco Ribeiro Arantes, que aconteceu em Itu – SP no dia 28/08.

No evento, a Profa. Julia Vieira Lelis, do curso de Educação Física, ministrou a palestra intitulada “Cuidado com o Cuidador”, onde analisou questões como o cansaço mental e esgotamento psiquiátrico, que podem levar à síndrome de Burnout e a necessidade de ressignificar as emoções por meio de experiências de lazer.

Veja fotos da palestra da Profa. Julia Vieira Lelis:

Livros sobre Educação Matemática são lançados no mês de agosto.



Neste mês, foram lançados dois livros sobre Educação Matemática. Os lançamentos são para contribuir para o ensino da matemática de qualidade.

As duas obras possuem um capítulo escrito pelo Prof. Dirceu Zaleski Filho, dos cursos de Pedagogia e Matemática do grupo Cruzeiro do Sul Educacional. Os livros foram intitulados como “Educação Matemática e suas tecnologias 3”, da Atena Editora e “Artes em Educação Matemática”, da Editora Fi.

Os livros podem ser baixados gratuitamente no site da Atena Editora  e Editora Fi , onde também são disponibilizados outros livros acadêmicos para todas as áreas do conhecimento sem custo nenhum.

 

Acesse as obras pelos links abaixo:

 

Educação Matemática e suas Tecnologias 3

 

Artes em Educação Matemática 

CEUNSP INAUGURA COMPLEXO DE MEDICINA VETERINÁRIA.



O Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (Ceunsp), Instituição que integra o grupo Cruzeiro do Sul Educacional, inaugurou neste dia 16 de agosto, às 10h, no campus Salto, o Complexo de Medicina Veterinária. O investimento avaliado em R$ 5,5 milhões faz parte dos planos da Instituição em levar a prática veterinária com alta qualidade e inovação para os estudantes do curso.

Com a inauguração do Complexo, a Instituição prevê realizar a partir de 2020 atendimentos clínicos e cirúrgicos e exames complementares de alto nível com valores acessíveis à comunidade. A nova estrutura do Complexo contará com Clínicas e Centro Cirúrgico para animais de pequeno e grande porte e animais silvestres, Departamento de Imagem com Raio-X e Ultrassom de última geração, Departamento de Técnica Cirúrgica, Departamento de Patologia Animal, Laboratório de Análises Clínicas, Canil e Baias.

Para a coordenadora do curso de Medicina Veterinária, Leslie Maria Domingues Falqueiro, “O espaço será um grande diferencial dos alunos de Medicina Veterinária do Ceunsp, pois poderão acompanhar os procedimentos realizados pelos professores médicos veterinários em cada setor do Complexo e, com isso, aprenderão na prática as atividades inerentes à profissão”, afirma.

Para o Reitor Prof. Dr. Ricardo Calegari, o objetivo do Ceunsp é oferecer os recursos necessários para que os nossos alunos usufruam do que há de melhor com relação a inovação na Medicina Veterinária. “Investimos em laboratórios de alta qualidade e a comunidade de toda a região futuramente também poderá contar com todo esse apoio, pois a nossa intenção é levar serviços com preços acessíveis e ainda colaborar com o desenvolvimento de estudos acadêmicos na área”, afirma.

A primeira fase de construção do Complexo aconteceu em 2016 e contou com a criação de três espaços especialmente estruturados para atender as demandas do curso, e foram divididos em: Laboratório de Anatomia, voltado para as áreas de anatomia, fisiologia e histologia; Laboratório de Microscopia, destinado à microbiologia; e o Laboratório Multifuncional, desenvolvido para as áreas de Bioquímica e Química. A inauguração destes espaços aconteceu em 2017 e foram investidos aproximadamente R$ 1,6 milhão.

A ampliação do Complexo teve o novo investimento de R$5,5 milhões, sendo que R$3,6 milhões foram focados na obra e mobiliário e R$1,9 milhão com a implementação de equipamentos de alta qualidade e inovação.

O evento de inauguração do Complexo de Medicina Veterinária aconteceu no próprio campus Salto e contou com a participação da comunidade acadêmica, representantes do Poder Público, profissionais de veterinária da região, representantes de entidades ligadas à questão animal, imprensa e sociedade em geral.

ESTRUTURA OFERECIDA PELO COMPLEXO VETERINÁRIO:

– Clínica de Pequenos e Grandes Animais

– Clínica de Animais Silvestres

– Centro cirúrgico de pequenos e grandes animais

– Departamento de Imagem com Raio X e Ultrassom de última geração

– Laboratório de Análises Clínicas

– Departamento de Técnica Cirúrgica

– Departamento de Patologia Animal

– Canil e Baias

CEUNSP realizará palestra sobre Modulação Intestinal.



No próximo dia 17/09, o CEUNSP irá promover a palestra intitulada de “Modulação Intestinal”, que será ministrada pelo renomado nutricionista Murilo Pereira. O início do evento está previsto para às 19h no Auditório Imaculada Conceição – Campus Itu.

O palestrante abordará conceitos relacionados a fisiologia, bioquímica do intestino humano, bem como exames que podem direcionar o entendimento do intestino como um órgão endócrino.

O evento é aberto para a comunidade externa e aos alunos do CEUNSP. As inscrições são gratuitas, porém as vagas são limitadas!

Veja como realizar sua inscrição para esse evento:

 

 

Aviso importante sobre a Área do Aluno.



Prezado aluno,

Estamos reformulando o Portal do Aluno e, por isso, temporariamente você terá acesso a um ambiente virtual mais simplificado – porém, com as mesmas funcionalidades.

Se precisar de ajuda não hesite! Vá até a CAA presencial, estaremos prontos para dar-lhes o devido suporte.

Agradecemos a compreensão.