• Doces produzidos nos conventos e mosteiros;
  • Alimentos preparados para agradar o santo;
  • Quitutes confeccionados para festas que alegram o calendário religioso brasileiro.

Esses alimentos compõem um repertorio de praticas que é fruto das múltiplas relações entre a cultura, o alimento e a religiosidade.

Para dar visibilidade aos sabores e saberes que se entrelaçam com as crenças religiosas brasileiras, a Cruzeiro do Sul Virtual lançou o concurso Os Sabores da Fé!

Dessa forma, o concurso tem como objetivo criar oportunidade para o desenvolvimento e aprimoramento profissional dos alunos, estimulando sua criatividade e espírito inovador, estimulando o gosto pela pesquisa de pratos que pertencem às tradições religiosas locais.

Poderão participar alunos dos cursos de Gastronomia, Ciências Sociais, História e Teologia da Cruzeiro do Sul Virtual. Os participantes deverão realizar um trabalho escrito (segundo as normas da ABNT) constando contextualização sobre a herança cultural dos pratos escolhidos e fundamentando a escolha dos alimentos/preparações. Os selecionados para a etapa seguinte apresentarão os pratos para a comissão julgadora.

O cadastro do trabalho de pesquisa e receita deverá ser realizado até 26/04.

Inscrição e edital completo estão disponíveis via BlackBoard.