Quase tudo ao nosso redor tem a participação de um engenheiro — as construções, ramos alimentício, de beleza, automotivo, meio ambiente, saúde, entre muitos outros! Por isso, na hora de ingressar no ensino superior, podem surgir dúvidas sobre qual deles seguir.

Se esse é o seu caso, estamos aqui para te ajudar! Saiba um pouco mais sobre cada uma das possibilidades de atuação:

Se você é organizado (a), detalhista e gosta de trabalhar com números, a Engenharia Civil pode ser o seu lugar!

Engenharia Civil: acompanha o desenvolvimento das obras, do seu início até o final, passando pelas instalações de todas as redes (hidráulica, elétrica e de saneamento).

Sempre busca entender quais os caminhos trilhados para que a energia chegue à casa das pessoas? Conheça o curso de Engenharia Elétrica.

Engenharia Elétrica: seguindo os padrões técnicos exigidos, o engenheiro elétrico trabalha nos estudos e nas aplicações da eletricidade, eletromagnetismo e eletrônica.

Mecânica, cinemática, termodinâmica… Tem familiaridade com esses termos? Então, talvez você goste da graduação em Engenharia Mecânica!

Engenharia Mecânica: atua na aplicação dos princípios da física e da ciência dos materiais para a concepção, análise, fabricação e manutenção de sistemas mecânicos.

Se você quer seguir pelas Engenharias, é comunicativo e tem facilidade para encontrar a solução de um problema, a Engenharia de Produção pode ser o que procura!

Engenharia de Produção: é o ramo que se dedica à concepção, melhoria e implementação de sistemas que envolvem pessoas, materiais, informações, equipamentos e energia.

Possui imensa preocupação com o meio ambiente, sempre procurando meios de tornar os processos mais sustentáveis? O curso de Engenharia Ambiental e Sanitária é para você!

Engenharia Ambiental e Sanitária: atua no desenvolvimento, implantação e análise de tecnologias para o diagnóstico, manejo, monitoramento e recuperação dos ecossistemas naturais.

Possui verdadeira paixão pelo ambiente rural e tudo que é relacionado a ele? Saiba mais sobre o curso de Engenharia Agrícola!

Engenharia Agrícola: é o ramo que se dedica ao agronegócio e à agroecologia, atuando com produtores rurais na prevenção de doenças da lavoura e combate às pragas.

Química, biologia, física, computação e matemática: pretende atuar diariamente com essas áreas? Então, Engenharia Química é o seu curso!

Engenharia Química: profissional extremamente requisitado nas indústrias química e petroquímica, de açúcar e álcool, alimentos e bebidas, papel e celulose, cosméticos e perfumes.

Pretende atuar projetando sistemas eletromecânicos e eletrônicos, de automação e robótica e desenvolvendo softwares de supervisão e controle de processos? Engenharia Mecatrônica!

Engenharia Mecatrônica: integra conhecimentos que se aplicam à robótica, aeronáutica, setor aeroespacial, indústria automobilística, automação de máquinas, controle e sensoriamento remoto, medicina, entre outros.

Quer saber mais sobre as áreas de Engenharia? Então, dê uma olhada nesse conteúdo que preparamos para você aqui.

Agora, se quer entender mais sobre o que é necessário para seguir essa carreira, clique aqui!

Gostou? Então, estude com a gente:

>>Conheça nossas formas de ingresso!