Os estudantes da Faculdade de Informática em Itu participaram da palestra “Desenvolvimento Mobile e Cross-Platform”, proferida no dia 23 de abril pelo professor Sérgio Moraes, um grande conhecedor da área de Informática e referência na Educação Superior. Engenheiro e mestre em Informática, ele é conhecido pela facilidade em disseminar seus estudos na área de cross-platform, softwares que podem rodar em diferentes sistemas.

O palestrante despertou os alunos para questões primordiais da área, como o conhecimento em HTML, CSS, jQuery e XML, que nem sempre são vistos pelo acadêmico das áreas de Sistemas de Informação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas como primordiais para sua prática profissional.

Moraes destacou as projeções que indicam que, em um futuro próximo, o software como visto nos dias de hoje será amplamente substituído pela soluções mobile. Ele ressaltou ainda a importância do conhecimento e da análise de cenários para se firmar na carreira, sendo que o profissional deve ter diferencial competitivo.

“A própria Faculdade de Informática também caminha atenta as esses diferenciais competitivos, tanto é que na última reformulação das matrizes curriculares o tema mobile foi incluído em disciplinas específicas de programação”, informa a coordenadora Adriana Morais.

Ela lembra ainda que a visita de palestrantes e profissionais do mercado é uma prática comum dentro dos cursos do CEUNSP e tem como objetivo agregar diferencial competitivo aos currículos, tanto acadêmico como profissional, bem como ampliar e favorecer o networking dos acadêmicos.