No dia 23 de maio, no campus II, foi realizado mais um Café Acadêmico, desta vez com temas voltados à Faculdade de Informática (FI). Foram apresentadas as novidades e tendências do Mobile World Congress 2015, pelo professor José Gustavo Neves, e sobre Segurança em Tecnologia, pelo professor Ricardo Platti.

O evento foi direcionado aos alunos dos cursos de Sistemas de Informação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas e contou com a presença da coordenadora Adriana Morais e dos professores Archimedes Ferrari Neto e Carlos Pimentel.

O professor José Gustavo iniciou o evento mostrando as novidades apresentadas no MWC, do qual participou. Trata-se do maior congresso de tecnologia móvel do mundo, realizado em Barcelona (Espanha), entre os dias 2 e 15 de março.

Além da área de exposição, onde os principais fabricantes anunciam os seus lançamentos para o ano, o MWC sedia uma conferência onde palestrantes pertencentes a marcas de consumo, operadores de telefonia e indústrias afetadas pelo mercado móvel, como bancos, saúde, entretenimento e educação, apresentem suas palestras. As chamadas “Mobile World Live Keynotes” contaram com palestrantes como Mark Zuckerberg (Facebook), Tom Wheeler (Federal Communications Commission-FCC, órgão regulador da internet nos EUA), Jimmy Vales (Wikipédia), Brian Krzanich (Intel), entre outros. Empreendedores individuais e startups tinham uma programação própria, chamada 4YFN (4 Years From Now).

O professor tratou de assuntos como o sistema 5G, tecnologia vestível (wearables), inclusão digital e networked society (sociedade conectada), além de alguns lançamentos, como de smartphones, tablets, TV interativas, sistemas operacionais e das principais linhas de pesquisas de várias empresas que demonstram as tendências para os próximos anos.

Outro tema do Café Acadêmico foi referente à Segurança da Informação, abordado pelo professor Ricardo Platti. Ele mostrou alguns exemplos recentes de invasões e violação de privacidade de algumas empresas e sites ocasionados por hackers, vírus ou até mesmo por pessoas dentro da companhia, desafios que serão enfrentados pelos futuros profissionais.

Ao final do debate, alunos e professores participaram de um café da manhã, onde puderam trocar mais informações sobres os assuntos debatidos.