Os alunos do curso de farmácia, realizaram uma exposição de produtos criados por eles e desenvolvidos como projeto da disciplina de tecnologia farmacêutica. O objetivo é melhorar a qualidade de vida através do desenvolvimento de produtos farmacêuticos diferenciados, inovando na composição, forma farmacêutica e marketing.

“Este projeto possibilitou aos alunos entenderem todas as etapas envolvidas no desenvolvimento de um novo fármaco ou cosmético, complementando, dessa forma, os conhecimentos transferidos em sala de aula”, comenta a professora, Andrea Guermani.

Os produtos desenvolvidos são de cunho acadêmico, pois não foram realizados testes de eficácia e segurança dos produtos, necessários para a comercialização. O projeto teve como meta promover a compreensão das diversas fases que envolvem o desenvolvimento de um produto farmacêutico. Confira os destaques da exposição:

Ypeflan é um fitoterápico na forma de creme gel que utiliza as cascas do ipê roxo com propriedades antiinflamatórias, antibacterianas e antivirais, sendo ideal para o tratamento de contusões e equizemas, por exemplo.

Lorafilina, um antialérgico sublingual, de forma farmacêutica inovadora e excelente sabor cítrico, garante ótima aceitação para o tratamento de rinites e outros processos alérgicos.

Para o tratamento de dores agudas e crônicas temos o Tramaden EF efervescente, que garante rápida absorção, além de facilidade na ingestão.

O tratamento pediátrico da anemia falciforme ganha inovação com o Hydrex, xarope de hidroxiureia. Dorgin, o xarope para dor e febre sem açúcar para diabéticos.

Azilid, um composto que foi desenvolvido para melhorar a adesão ao tratamento e evitar confusões de horários e troca de medicamentos no tratamento de processos infecciosos-inflamatórios.

Para aqueles que sofrem com problemas de calvície e queda de cabelo, foi desenvolvido o tônico capilar à base de extrato de pimenta.

Foot Spa, contendo óleo de melaleuca e copaíba, está indicado para o tratamento de rachaduras dos pés.

E Cravolan, uma loção hidratante repelente, opção natural contra o mosquito da dengue.

Ficou interessado, aproveite ainda dá tempo de começar a estudar em 2017!