No dia 19/11, os alunos do Curso de Ciências Biológicas do CEUNSP organizaram um Mutirão Agroflorestal no bairro São Pedro e São Paulo. A população foi convidada a fazer o plantio de mais de 450 mudas em uma área da extensão da rua do Estado do Rio Grande do Sul, margeando o Rio Tietê. A atividade foi aberta ao público e também contou com um bate-papo sustentável, onde foram abordados assuntos como a fertilidade do solo, adubação verde, e o que são os sistemas de agroflorestal.

O mutirão teve o apoio da Secretaria do Meio Ambiente de Salto e da CSO Ambiental. O projeto surgiu a partir do estágio  supervisionado na área de Botânica-Recuperação de Áreas degradas que os alunos Mayra Penha e Lucas Miazo Bim do 4º semestre do Curso de Ciências Biológicas estão fazendo na Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Salto. O estágio conta com a supervisão da Professora de Botânica Luciana Aparecida Giacomini.

Durante o estágio, os alunos começaram a desenvolver o projeto para realização do TCC com o tema: “Recuperação Ambiental por Sistema de Agrofloresta”.  Este tema veio de encontro com as propostas de recuperação de áreas degradadas da prefeitura de Salto e a partir disso, a coordenação do curso fechou a parceria para a restauração das áreas no bairro São Pedro e São Paulo no município. As mudas de diversas espécies nativas foram doadas por Ruben Osta e Anna Osta.

Confira algumas fotos do Mutirão Agroflorestal: