O IV Congresso Paradesportivo Internacional, organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, será realizado no Centro de Treinamento Paraolímpico Brasileiro, em São Paulo, entre os dias 1 e 4/11. Segue o site para mais informações sobre o evento: www.cpb.org.br/congressoparadesportivo

O curso de Educação Física do CEUNSP teve 3 trabalhos aprovados, produzidos pelo Grupo de Iniciação Científica em Esporte Paralímpico. Essa iniciativa, criada no início de 2018, envolve professores, alunos e egressos, que buscam melhor compreensão dos aspectos relacionados ao Esporte para as pessoas com deficiência, além de ampliar o conhecimento dos alunos no campo da pesquisa acadêmica.

Os trabalhos aprovados foram:

• Os desafios do Esporte Paralímpico: barreiras e facilitadores para o desenvolvimento de um projeto esportivo com o Goalball

Autores: Thiago Luis Sant’Ana Tricta Mantovani (aluno egresso), Jefferson Rodrigues de Sousa (aluno egresso); Prof. João Paulo Casteleti de Souza e orientação do Prof. Felipe Varotti. Contou ainda com a participação da Profa. Dra. Doralice Lange de Souza. (UFPR).

• A Educação Física Escolar e a Síndrome de Down

Autores:  Cintia de Campos Vaz (aluna do 6º sem. Licenciatura) – Orientação do Prof. João Paulo Casteleti de Souza (curso de Educação Física).

• Perfil da composição corporal dos atletas da equipe de Goalball de Itu

Autores: Jefferson Rodrigues de Sousa (aluno egresso); Thiago Luis Sant’ana Tricta Mantovani (aluno egresso); Danilo Marcelo de Lara (aluno do 6º sem Bacharelado), com orientação do Prof. João Paulo Casteleti de Souza e co-orientação da Proa. Natalia de Almeida Rodrigues, ambos do curso de Educação Física.