Devido ao sucesso da primeira edição, em 2014, os alunos do curso de Segurança no Trabalho realizaram entre os dias 28 e 30 de abril a 2a Semana Acadêmica de Prevenção ao Acidente de Trabalho (Sapat) com o intuito de desenvolver na prática procedimentos relacionados ao futuro professional.

O evento contou com a presença de experientes representantes de empresas que atuam no setor e que trouxeram importantes e atualizadas informações sobre a prevenção de acidentes no trabalho, ergonomia e normas regulamentadoras. Assunto de interesse não somente dos alunos de Segurança no Trabalho, mas que envolve todos os setores e profissionais de uma organização, promovendo informações fundamentais para todos os alunos da FEA (Faculdade de Engenharia e Arquitetura).

A abertura do evento foi com Tulio Mota de Franca, da empresa Task, com o tema “Trabalho em Altura e Espaço Confinado”. Ele é técnico de segurança no trabalho, instrutor e especialista em resgate em espaço confiado formado pela Escola de Bombeiros do Texas (USA), especializado em resgate vertical, chefe de equipe de resgate pelo sistema College, instrutor do sistema College para os cursos de operações de acesso por cordas, auto-resgate, resgates verticais, operações com macas e instrutor para os treinamentos de NR-35 e NR-33.

No dia seguinte, a palestra foi com Renato Inácio Firmino, bombeiro profissional civil da Escola de Bombeiros do Brasil, a respeito de “Primeiros Socorros”. Firmino possui cursos na área de resgate e emergências médicas, salvamento em altura e de heliporto (balizamento de aeronaves), este último pela lnfraero. Desde 2006 é voluntário junto ao Corpo de Bombeiros de Votorantim, cidade que em 2013, pela Câmara Municipal, o homenageou com o Título de Mérito Comunitário “Herbert de Souza”, pelos relevantes serviços comunitários prestados.

No encerramento, o tema abordado foi “Higiene Ocupacional: Técnicas de Amostragem e Prática com Equipamentos”, com Osvaldo Cesar Lopes, diretor técnico da empresa STA (Soluções Técnicas Ambientais), engenheiro ambiental e de segurança no trabalho, perito judicial, especialista em higiene ocupacional, consultor em higiene ocupacional, segurança, saúde ocupacional e meio ambiente.

Além de participarem das palestras, os alunos organizaram uma campanha de cunho social, com a arrecadação de leite para o Lar de Velhos Emmanuel de Indaiatuba.