A 5ª edição da Semana de Arquitetura e Design – Eco Arq e Design – da Faculdade de Engenharia e Arquitetura (FEA) foi realizada entre os dias 15 e 17 de abril e reuniu a experiência de professores, alunos e profissionais da área, que compartilharam seus conhecimentos.

O evento foi promovido com a participação de diversos alunos, os quais organizaram exposições acadêmicas, arrecadação de ração e de livros infantis, espaços de convivências, divulgação nas redes sociais e também na programação do evento.

A coordenadora dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e de Decoração e Design, Luciana Talavera, avalia que a grande inovação foi trazer também o grupo de professores da FEA para transmitir a experiência aplicada no mercado de trabalho, bem como profissionais e empresas que participaram do evento.

Ela destacou a participação do aluno Gustavo Hashizumi, que ministrou uma palestra sobre ergonomia. Gustavo é formado em Educação física e estuda atualmente Arquitetura e Urbanismo. “Já o aluno Wellington ministrou uma palestra sobre equipamentos de segurança e o GAPI [Grupo de Arquitetos Projetando Ideias] explorou pesquisas práticas aos desvendar projetos de arquitetura e interiores”, ressaltou.

Outro resultado expressivo foi a arrecadação de 1 tonelada de ração, repassada ao Abrigo Temporário de Animais Necessitados (Aatan), de Sorocaba. A voluntária da entidade, Patrícia dos Santos Simionato, disse que a doação é importante não só pela alimentação dos animais, “mas também pela conscientização de todos os alunos para a questão dos animais maltratados e abandonados nas ruas de nossas cidades.

Segundo o diretor da FEA, Neilo Trindade, os alunos aprovaram a participação de discentes e docentes, sendo que muitos se disseram surpresos com todo o conteúdo discutido nas palestras. “O evento foi muito elogiado e contribuiu bastante com os conteúdos que vão além da sala de aula”, avalia.