Com cerca de 5 milhões de adeptos no Brasil, o veganismo vem se popularizando e ganhando cada vez mais espaço entre homens e mulheres que buscam um estilo de vida livre de qualquer exploração animal. No entanto, ainda existem muitos estigmas em torno das famílias cujas crianças também são adeptas da alimentação vegana. Afinal, é possível adaptar uma dieta sem quaisquer alimentos de origem animal para uma criança em fase de crescimento?

O nutricionista André Freitas, professor do curso de nutrição do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (CEUNSP), explica o que é o veganismo e quais são os alimentos indispensáveis para uma alimentação saudável para crianças:

O que é o veganismo?

O veganismo é um estilo de vida, que se opõe a qualquer forma de abuso ou exploração animal. Por isso, ser vegano vai muito além da alimentação, já que a pessoa não consume alimentos de origem animal e também se recusa a usufruir de materiais que tenham sido fabricados por meio da exploração de animais, como couro, lã e seda. Ou ainda produtos que são testados em animais, como cosméticos e produtos de limpeza.

O que é a alimentação vegana?

–  A dieta vegana é aquela em que são excluídos quaisquer alimentos de origem animal, ou ainda que passem por qualquer tipo de contato ou uso de produtos animais. Ou seja, não se consome carnes, laticínios, ovos, mel, açúcar (pois é utilizado o sebo de boi para o refinamento do açúcar). Uma dieta vegetariana é mais amena, já que a pessoa consome alimentos de origem animal, desde que não tenham sido submetidos ao ato do abate, ou seja, consomem laticínios e ovos.

É recomendado que uma criança siga uma dieta vegana?

Recomendação propriamente dita não existe, pois o veganismo é determinado por traços que vão muito além da comida. É um estilo de vida e guiado por vários fatores, desde política até a ética biológica e meio ambiente. Muitas crianças, inclusive, iniciam por conta própria a dieta alimentar vegana por compaixão aos animais. Nesse caso, tudo depende da ideologia da família, que é o contato mais íntimo e a real formadora de opinião da criança.

É necessário o acompanhamento de um médico especialista ou nutricionista para que a criança siga essa dieta?

Com certeza. O profissional capacitado neste assunto é o nutricionista. Melhor ainda quando esse acompanhamento é feito com um especialista em veganismo. Apenas este profissional consegue fazer as combinações necessárias e é capaz de detectar os sinais clínicos de deficiência nutricional de risco do vegano, conseguindo então tomar a medida corretiva para a situação, seja pela forma alimentar ou mesmo suplementação.

Existem vitaminas ou outros nutrientes, essenciais para o desenvolvimento da criança, que sejam encontrados apenas em alimentos derivados de animais?

Existe apenas um único nutriente que é encontrado apenas em alimentos animais cárneos, que é a vitamina B12. Ela está presente no ovo também, em pequeníssimas quantidades, o que não faz dele então um alimento fonte. Vale ressaltar que existem outros nutrientes que são encontrados em alimentos de origem animal e em menores quantidades nos vegetais, como ferro, zinco e vitamina A, que são importantes para a renovação celular, a imunidade e a produção de hormônios sexuais, fundamentais para o crescimento e desenvolvimento da criança. Estes nutrientes podem ser encontrados em alimentos vegetais, como cereais, grãos, sementes e alimentos alaranjados. Ainda assim, a quantidade destes nutrientes é menor quando comparado com os de origem animal, o que requer atenção nas porções e frequência de consumo.

Quais alimentos são indispensáveis para uma criança vegana?

Os alimentos que não podem faltar em uma dieta vegana, são os alimentos chave de valor nutricional. Entre eles temos folhas verde-escuras, principalmente, espinafre, alimentos alaranjados, como abóbora, cenoura, mamão e feijões. Sendo completamente inviável uma dieta vegetariana sem qualquer um destes alimentos.

Sementes, grãos germinados e abacate também são alimentos muito importantes para uma alimentação equilibrada.

Quais os benefícios de uma dieta vegana para a criança?

Do ponto de vista nutricional a dieta vegana proporciona um excelente consumo de fibras e vitaminas antioxidantes. Outro benefício é que, ao se consumir alimentos vegetais em maior quantidade, é possível diminuir o consumo de alimentos processados, que são altamente ricos em gorduras, principalmente saturadas, açúcar e sal.

Quais dicas você daria para os pais que desejam adaptar uma alimentação vegana e saudável para seus filhos?

É fundamental se atentar ao valor nutricional dos alimentos e não confundir alimentos e produtos alimentícios. Uma alimentação vegana para crianças é possível, desde que haja organização para consumir os alimentos certos, que possuam os mesmos nutrientes encontrados nos alimentos de origem animal.