Entre os dias 2 e 6/4, o CEUNSP realizou a 2ª edição do seu Congresso de Gastronomia, como já adiantamos neste post. O evento, voltado aos alunos e comunidade, debateu as tendências e o dia a dia do setor com palestras e workshops práticos.

Com temáticas diversas, desde empreendedorismo gastronômico – com o ex-aluno do Ceunsp Sidney Lent Junior – até a vida de um chef de cozinha em um cruzeiro em alto mar, com o também ex-aluno Jorge Dias, as palestras realizadas nos dias 04 e 05 de abril alavancaram o debate sobre as oportunidades para o profissional de gastronomia no Brasil, falando sobre como empreender, quais os mercados em alta e as matérias primas nacionais que podem (e devem) ser utilizadas. Também foram abordados assuntos que estão em alta, como as Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC).

Já nos workshops, os participantes do congresso puderam aprender, na prática, a “cozinha” de diferentes lugares do mundo com palestrantes experientes do setor. O professor do Ceunsp e chef, Fabiano Suzuki, levou a culinária tailandesa e indiana ao Congresso, enquanto o ex-aluno e chef Rafael Mangossi ministrou um workshop sobre hambúrguer artesanal, com sua influência na culinária britânica.

Também foram destaques na programação do congresso: oficina de bolos contemporâneos decorados com a Chef Fabi Viana; oficina de práticas gastronômicas com uso e harmonização de cervejas com a Chef Mariana Castro;  oficina de práticas gastronômicas da tradicional cozinha baiana com apresentação de seus principais rituais com a Chef Katia Baiana; palestra sobre empreendedorismo gastronômico com Sidney Lent Junior; oficina de sobremesas contemporâneas com o Chef Vanderlei Silvestre; oficina de Cozinha Mediterrânea com a Chef Ana Carolina Acorsi.

Nesta sexta-feira, dia 6 de abril, acontecerá o jantar de encerramento do Congresso, aberto apenas a inscritos no evento, em homenagem a Paul Bocuse, conhecido como Chef do Século, falecido em janeiro de 2018. Confira algumas fotos do evento: