Durante o mês de maio, o curso de Psicologia da CEUNSP promoveu um ciclo de palestras que faz parte da Campanha Nacional de Direitos Humanos com o tema: A psicologia contra o discurso de ódio e a violência. O evento consiste em 13 temáticas propostas para a campanha, e a de mês maio foi intitulada de Lutas de Maio, que ofereceu palestras, cine – debate e discussões que contaram com a participação de profissionais e instituições da região.

Um dos temas abortados na campanha e nas lutas mensais, é a diminuição da violência contra os LGBTQ+. Atualmente o Brasil é um dos líderes mundiais neste tipo de agressão e a psicologia dedica-se a atender este grupo.

O curso de Psicologia da CEUNSP em parceria com a Comissão de Diversidade Sexual de Itu – CODISEI, realizou uma palestra no dia 6/05, a respeito das diferentes identidades de gênero, a palestra recebeu 130 participantes. Na mesma data, porém no período noturno, aconteceu uma palestra sobre Trabalho Psicológico com a População em Situação de Rua. A palestra possibilitou aos participantes a compreensão da atuação do profissional nesta área e também deu voz para pessoas em situação de rua. O total de participantes nesta palestra foi de mais 250 pessoas.

No dia 10/05, aconteceu mais uma palestra com tema Violência Contra a Mulher: Aspectos Jurídicos e Psicossociais, este evento recebeu mais de 400 pessoas e foi realizada em parceria com o curso de Direito do CEUNSP, a juíza Tatiane Moreira Lima do Fórum Criminal da Barra Funda especialista em violência contra mulheres e algumas instituições das cidades de Itu e Salto.

Por fim no dia 13/05, o tema da palestra foi A Atenção em Saúde Mental e à População Negra. O tema foi abordado no cine – debate e realizado em parceria com o Conselho regional de Psicologia de São Paulo, e contou com a participação da psicóloga Rosália Maria Rodrigues de Campos. Essa palestra recebeu aproximadamente 150 alunos do curso de Psicologia do CEUNSP.

Confira as fotos do evento: