No último sábado, dia 12/05, os alunos dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciência da Computação e Engenharia promoveram o Arduino Day. O Arduino Day faz parte do Movimento Maker, que é uma extensão da cultura “Faça Você Mesmo” ou, em inglês, “Do It Yourself”.

Essa cultura tem a ideia de que pessoas comuns podem construir, consertar, modificar e fabricar os mais diversos tipos de objetos e projetos com suas próprias mãos. Este tipo de cultura já existe há décadas e foi responsável pela criação e evolução de indústrias inteiras.

Durante o evento ocorreram palestras sobre Arduino, demonstrações de trabalhos realizados por professores e alunos utilizando a plataforma e uma oficina para iniciantes. Tudo para mostrar as possibilidades de utilização do microcontrolador Arduino e despertar a motivação para ser um Maker.

Este foi um evento mundial que ocorreu simultaneamente em mais de 400 locais, distribuídos entre 78 países.

Confira algumas fotos dos alunos com seus projetos:

José Eduardo Gimenez e Murilo Cardoso, alunos do curso Análise e Desenvolvimento de Sistemas, no Projeto Irrigação Automatizada.

Mirela Vieira de Souza Lúcio e Vitor Aparecido Giatti, alunos de Ciência da Computação, no Projeto Escavadeira Automatizada.

Simone Moura da Silva, aluna de Ciência da Computação, no Projeto Protótipo de Robô Seguidor de Linha.

Danilo Marques, aluno de Ciência da Computação, no Projeto Automação residencial por meio de aplicativo para dispositivos Android.

Paulo Batista Guimarães Junior e Djair Galo Junior, alunos de Ciência da Computação, no Projeto Automação residencial utilizando bluetooth.

Kevin Isaias Pedra, aluno de Ciência da Computação, no Projeto Braço Robótico.

Coordenador dos cursos, Archimedes Ferrari Neto, e alunos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Ciência da Computação.