Estudantes do 1º ano do curso de Gastronomia do CEUNSP receberam, no último dia 8, cerca de 30 alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Professor Antônio Berreta para uma oficina de produção de pizza. Divididos em grupos, os alunos tiveram a oportunidade de fazer sua própria pizza, doce ou salgada, com massa e recheios preparados por eles. Os alunos utilizaram as cozinhas Brasileira e Caipira disponíveis ao curso e as pizzas foram assadas em forno a lenha.

De acordo com a coordenadora de Gastronomia, professora Vânia Monteiro, o motivo da parceria foi a interação dos alunos do Ensino Médio com o ambiente universitário e em especial a integração da dinâmica trabalhada em cozinha com conteúdos de disciplinas teóricas já abordados com os estudantes no ambiente convencional de sala de aula. “Além dos processos técnicos da produção, foi possível abordar questões de higiene e as teorias ministradas nas disciplinas de Matemática e Química, que inclusive tiveram seus respectivos professores, Adelita e Márcio, participando da oficina”, relata a coordenadora.

A interação de alunos do Ensino Médio e dos alunos do Ensino Superior gerou conhecimento e troca de experiências, além do aprendizado para os alunos do CEUNSP quanto às funções e responsabilidades do professor, papel que eles desempenharam por cerca de duas horas.