O Auditório da Reitoria do Campus I do CEUNSP, em Itu, recebeu no dia 15 o Encontro Regional da Inclusão que mobilizou mais de 150 profissionais de diversas áreas, autoridades, formadores de opinião e público em geral para discutir educação inclusiva, sustentabilidade e saúde mental.

O Encontro foi uma iniciativa da Fasam (Familiares e Amigos da Saúde Mental) e contou com participantes de 15 cidades da região. Destaque para a presença dos jovens com e sem deficiência e seus familiares assistidos da Fasam.

Com programação diversificada, os participantes puderam compartilhar experiências práticas e teóricas, através de palestras. Houve ainda apresentações artísticas e étnico-culturais, com cantos indígenas do cacique Tchydjo, pajé Suyré e demais lideranças da etnia kariri xocó, de Alagoas (SE).

Participaram do evento como palestrantes a professora Ana Aranha, do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Psiquiátrica da Escola de Enfermagem da USP, líder do Grupo Interdisciplinar de Estudos de Saúde Mental e Economia Solidária da USP e associada aO Bar BibiTantã, empreendimento econômico solidário; e Leonardo Pinho, secretário geral da Unisol Brasil (Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários), diretor da Abrasme (Associação Brasileira de Saúde Mental), presidente do Comuda (Conselho Municipal de Políticas Públicas de Drogas e Álcool, da cidade de São Paulo) e membro do Condepe (Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana).

Para os organizadores, o objetivo do Encontro foi garantir um espaço de discussão e troca de experiências sobre inclusão, saúde mental, direitos humanos e cidadania, temas geradores propostos pela Fasam em suas atividades e práticas inclusivas ao longo de seus 23 anos de atuação neste segmento. Atualmente, estas temáticas são desenvolvidas pelo Projeto Fasam Casa da Juventude Cidadã, patrocinado pelo Programa Petrobras Socioambiental.

O evento teve ainda homenagens, entre elas aos reitor do CEUNSP Estevão Anganuzzi, ao chanceler Rubens Anganuzzi Filho e aos professores Maria Angela Pimentel Mangeon Elias, Marcel Cardozo e Adriana Donadon, conferindo o título de Parceiro da Inclusão ao CEUNSP pela parceria desde 2006 com relevantes serviços prestados pelo corpo docente e discente.

O Encontro Regional da Inclusão promovido pela Fasam foi organizado em parceria com o CEUNSP através da Agência Experimental de Comunicação Integrada (Aeci) da Faculdade de Comunicação Artes e Design (FCAD), com apoio das Faculdades de Saúde e Ciências da Vida (FSCV) e de Educação (FE). (Com informações da Aeci)