Projeto Social promove saúde e bem estar para gatos que vivem nos campi do CEUNSP

Iniciativa realiza manejo e controle populacional dos bichos de forma humanitária

29/04/2022

Você já reparou nos gatos que vivem nos campi do CEUNSP? Também chamados de gatos ferais, errantes ou de vida livre, eles vivem em colônias espalhadas por Salto e ITU. Muitas vezes sua presença é imperceptível para a comunidade acadêmica.

Para o controle, saúde e bem estar desses animais, o curso de Medicina Veterinária promove o projeto CED – Felinos do Campus CEUNSP, iniciativa que promove conscientização sobre a presença dos gatos, além de realizar o manejo e controle populacional dos bichos.

O programa é baseado no Capturar-Esterilizar-Devolver (CED), método humanitário que consiste em capturar, vacinar, esterilizar, marcar e, em seguida, devolvê-los ao mesmo local de onde foram capturados.

Conheça mais sobre cada etapa do processo:

– Capturar: captura de todos os gatos das colônias de forma humanitária, com planejamento e equipamentos apropriados.

Esterilizar: os gatos são levados em suas armadilhas ao Complexo Veterinário, para que sejam esterilizados, vacinados e marcados na orelha (padrão global).

– Devolver: depois de recuperados, os gatos são devolvidos no mesmo local onde foram capturados.

Quando os gatos são esterilizados, a marcação com urina, as lutas, o cruzamento e a perambulação são notavelmente reduzidas, tornando esses gatos menos passíveis de serem vistos como ameaças públicas.

Para o sucesso desse manejo é muito importante o apoio de toda a comunidade do campus. Por isso, fique atento às sinalizações que serão colocadas nos pontos de colônias, quadros de avisos e redes sociais do CEUNSP!