Genética em Foco: série de palestras ocorre de 26 a 30 de outubro

Os cursos de Biomedicina e Ciências Biológicas do CEUNSP promovem, entre 26 e 30 de outubro, a série de palestras on-line Genética em Foco. Com a participação de profissionais renomadas […]

09/10/2020

Os cursos de Biomedicina e Ciências Biológicas do CEUNSP promovem, entre 26 e 30 de outubro, a série de palestras on-line Genética em Foco.

Com a participação de profissionais renomadas na área, os eventos serão transmitidos pelo canal do CEUNSP no Youtube – todas as atividades ocorrem no turno da noite.

Confira a programação e as convidadas:

– 26 de outubro (19h)
Tema: Inovações no diagnóstico molecular das doenças infecto-parasitárias
Palestrante: Drª Rachel Basques Caligiorne

Bióloga com mestrado e Doutorado em Ciências pelo Departamento de Microbiologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Pós- Doutorado pelo Museu de História Natural de Paris, França em colaboração com o CBSCentraalbureau voor schimmelcultures, Holanda. Foi Pesquisadora-Visitante do Centro de Pesquisas René Rachou/FIOCRUZ por 8 anos. Atualmente é docente-pesquisadora do Hospital Santa Casa de Belo Horizonte, atuando nas áreas de Diagnóstico de Doenças Tropicais e no Desenvolvimento de Novas Drogas para estas doenças. Atualmente é Membro do ISHAM- International Society for Human and Animal Mycology; da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT), da Sociedade Brasileira de Parasitologia (SBP), da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).
Inscreva-se aqui

– 27 de outubro (19h)
Tema: Abordagem genética da deficiência intelectual
Palestrante: Drª Debora Gusmão Melo

É graduada em Medicina pela Universidade Federal de Sergipe, fez residência em Genética Médica no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP). Possui mestrado e doutorado em Ciências Biológicas – Genética pelo departamento de genética da FMRP-USP. Fez estágio pósdoutoral no UnIGENe, Instituto de Biologia Molecular e Celular na Universidade do Porto, Portugal. Atualmente é professora associada no departamento de Medicina da UFSCar e orientadora permanente no Programa de Pós- Graduação em Enfermagem da UFSCar. Desenvolve pesquisas com métodos qualitativos e/ou quantitativos sobre os seguintes temas: diagnóstico clínico e molecular de doenças genéticas, defeitos congênitos e deficiência intelectual, aconselhamento genético e saúde pública.
Inscreva-se aqui

– 27 de outubro (21h)
Tema: Farmacogenética e suas aplicações
Palestrante: Drª
Karla Simone da Silva Fernandes
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, mestrado e doutorado em Biologia Geral pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Imunofarmacologia, atuando principalmente nos seguintes temas: farmacogenética, polimorfismos, expressão gênica virulência, migração celular, óxido nítrico, metaloproteinases. Possui, Pós-doutorado em Farmacologia na USP-Ribeirão Preto. Atualmente é docente e pesquisadora na SC-BH.
Inscreva-se aqui

– 28 de outubro (19h)
Tema: Prevenção do câncer com produtos naturais
Palestrante: Drª Denise Crispim Tavares Barbosa

Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1989), mestrado e doutorado em Genética pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto USP, e pósdoutorado pela Universidade Estadual Paulista- Campus de Araraquara e Georgetow University- Washington DC-EUA. Atualmente é docente e pesquisadora da Universidade de Franca, Franca- SP. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Mutagênese, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação das atividades genotóxica, antigenotóxica, antiproliferativa e anticarcinogênica de extratos de plantas medicinais e substâncias isoladas e sintéticas; sistemas-testes: aberrações cromossômicas, micronúcleos, ensaio cometa, focos de criptas aberrantes e ensaios de citotoxicidade; células de mamíferos in vivo e in vitro.
Inscreva-se aqui

– 29 de outubro (19h)
Tema: Seu DNA não é seu destino
Palestrante: Drª Renata Toscano Simões

Graduada em Biomedicina pela Universidade Federal do Pará, fez mestrado e doutorado em Ciências Médicas/Patologia Experimental e Comparada pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo e Pós-doutorado pelo Departamento de Clinica Médica dessa mesma Faculdade. Fez pós-doutorado no exterior no Commissariat à lEnergie Atomique – CEA/DSV/IB²M/SRHI, Hôpital Saint-Louis (Universidade Paris VII – Paris). Atualmente é docente pesquisadora do Instituto de Ensino e Pesquisa da Santa Casa de Belo Horizonte. Tem experiência na área de Saúde, com ênfase na Análise Molecular do Câncer, atuando principalmente nas seguintes linhas de pesquisa: Moléculas Não Clássicas do HLA e Câncer; Papilomavirus Humano (HPV), Polimorfismos genéticos e biologia molecular do câncer (Epigenética e miRNA).
Inscreva-se aqui

– 30 de outubro (19h)
Tema: Testes Genéticos em Oncologia
Palestrante: Drª Cristina Moraes Junta

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo. Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado em Ciências, área de concentração Genética, titulada pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (FMRP-USP). Bolsa de Doutorado – período sanduiche, no INSERM — Laboratório TAGC, Technologies Avancées pour le Génome et la Clinique. Pós-doutorado, participou no acordo de cooperação internacional entre o INSERM/FAPESP. Na empresa BIOCOD – Biotecnologia, em Belo Horizonte, coordenou o Setor de Onco-Hematologia e a área de P&D. Coordenou o Projeto RHAE-Pesquisador na empresa (Edital MCT /CNPq /75 ̸2010), na área de Detecção de Biomarcadores em Leucemia Mieloide Aguda. No Instituto Mário Penna, auxiliou na implementação do Centro de Excelência em Pesquisa Oncológica do Instituto Mário Penna e do Núcleo de Pesquisa Mário Penna. Participou como Pesquisadora Principal do “Estudo Latino Americano da Frequência de Fusões Gênicas em Pacientes com Câncer de Pulmão”, coordenado pela Dra. Clarissa Baldotto (INCA). Atualmente, exerce o cargo de Docente Pesquisador Adjunto na Santa Casa de Belo Horizonte Ensino e Pesquisa, (SCBH/EP).
Inscreva-se aqui

Conheça mais sobre o curso de Biomedicina.
Saiba mais sobre a graduação em Ciências Biológicas.