Semana de Responsabilidade Social e ESG: confira como foi

Entre os dias 20 e 24 de setembro foi realizada a Semana de Responsabilidade Social e ESG 2021. Com programação promovida pelas Instituições da Cruzeiro do Sul Educacional, a iniciativa […]

30/09/2021

Entre os dias 20 e 24 de setembro foi realizada a Semana de Responsabilidade Social e ESG 2021. Com programação promovida pelas Instituições da Cruzeiro do Sul Educacional, a iniciativa envolveu alunos e a comunidade com atividades voltadas à promoção da saúde, bem-estar, sustentabilidade, inclusão, serviços de orientação financeira e capacitação profissional.

O evento envolveu mais de 20.000 pessoas, entre professores, orientadores, alunos, funcionários, comunidade externa e profissionais de várias áreas do conhecimento das instituições. Além desta participação, vale ressaltar que muitas atividades educativas ficaram gravadas nas redes sociais das IES, o que segue multiplicando a abrangência das ações – a estimativa é atingir 50.000 visualizações.

A abertura da Semana foi muito especial e contou com a presença do Sr. Fábio Marcel Fossen, presidente da Cruzeiro do Sul Educacional; do Prof. Dr. Luiz Henrique Amaral, diretor acadêmico de Educação Presencial; da Profa. Dra. Kátia Jorge Ciuffi Pires, reitora da UNIFRAN; e do Sr. Afonso Celso Florentino de Oliveira, gestor responsável pela área de ESG da Cruzeiro do Sul Educacional. O mestre de cerimônias foi o Prof. Ms. Vagner Novaes Tranche.


Trabalho de referência

O Prof. Dr. Luiz Henrique abriu o evento contando sobre como a Responsabilidade Social está no DNA de nossas instituições. “Temos como objetivo ser referência nacional e internacional na formação profissional diferenciada e de qualidade, formando cidadãos comprometidos com a responsabilidade socioambiental e com o desenvolvimento do nosso país. Buscamos sempre oferecer aos nossos alunos uma formação voltada à construção de uma sociedade melhor e mais justa. Esses valores fazem parte de todos os nossos cursos”, afirma.

Já o nosso presidente Fábio Fossen fez questão de agradecer e demonstrou muito entusiasmo. “O envolvimento de todos demonstra o valor do capital humano que temos nessa organização pelo nível de dedicação e consciência em relação à responsabilidade social. São mais de 150 atividades em uma semana, um feito extraordinário. Esse é um tema rico e importante e que nos legitima para atuarmos com a Educação e irmos além. Volto a agradecer a energia, foco e dedicação de todas as pessoas que colocaram essa Semana de pé e que trabalham para fazer acontecer.”

Em seguida, o gestor responsável pela área de ESG falou sobre nossos compromissos e de como ainda temos muito trabalho pela frente. “É muito importante essa união entre área acadêmica e área administrativa. O ESG são três pilares que se relacionam com as atividades dessa semana. E cada vez mais esses temas serão exigidos em qualquer pauta de desenvolvimento. Nossa intenção é consolidar sempre todas as atividades que realizamos num relatório, o relatório de sustentabilidade. Nosso maior desafio é nos aproximar ainda mais. ”, comentou Afonso de Oliveira.


Papel social

E para finalizar o evento, a reitora da UNIFRAN, Profa. Dra. Katia reforçou o quanto as atividades realizadas na semana demonstram a qualidade da formação das instituições da Cruzeiro do Sul Educacional. “Mostramos a todos participantes que nossas ações de Responsabilidade Social são voltadas para o cumprimento dos objetivos sustentáveis da ONU, alinhadas com as ações são complementares às atividades ESG, por reforçar o papel social da Cruzeiro do Sul Educacional também enquanto empresa responsável e consciente das suas missões e deveres enquanto norteadores para adotar melhores práticas de governança. ”

Na ocasião, também foi apresentado um vídeo institucional contento uma amostra do nosso papel em relação a responsabilidade social de nossas instituições.

Ao longo da Semana foram mais de 150 atividades realizadas. Isso comprava demonstra que o evento foi um sucesso e contribuiu com a comunidade acadêmica e a comunidade externa de todas as regiões que atuamos! Em nossa galeria você pode conferir alguns dos momentos especiais que foram vividos durante esses dias.

Parabenizamos a todo o corpo docente, gestores e funcionários técnico-administrativos que ajudaram com a organização e realização dessa ação já tão tradicional em nossas instituições.


Confira mais depoimentos sobre a Semana

“Agradeço pela oportunidade de poder participar da Semana da Responsabilidade Social. As palestras foram maravilhosas, com um  conteúdo enriquecedor! Muito importante para toda a comunidade! Meus parabéns a toda equipe pela organização e variedade de assuntos abordados”.
Priscilla Grillo Vecchi
Aluna de Medicina Veterinária do CEUNSP


“Ministrei a oficina ‘Mindfullness: trabalhando o estresse e atenção plena’. Foi uma experiência muito gratificante, não somente pelo número de pessoas que participaram e que continuam visualizando no Youtube, mas sobretudo por ter sido uma oportunidade de compartilhar experiências que são de profunda importância e significado em minha vida. Além disso,  é fundamental que possamos dividir saberes que nem sempre fazem parte do nosso rol acadêmico de conhecimento e trabalho”.
Priscila E. Oliveira
Professora do curso de Pedagogia da FASS


“A Semana da Responsabilidade Social foi muito importante para nós, estudantes universitários, reforçarmos a ideia de construir uma sociedade melhor, ajudando da maneira que está ao nosso alcance. A Semana ajuda a manter a chama da esperança acesa em tempos de tanta dificuldade para a população”. 
Amanda  Tung Marques de Jesus
(Aluna de Jornalismo na Universidade Cruzeiro do sul)


“A Semana da Responsabilidade Social foi um instrumento de disseminação de conhecimentos, de prestação de serviços às comunidades acadêmica e em geral realizada com a participação de docentes, profissionais e discentes de diversas áreas. Cumpriu, mais uma vez, seu papel, no que se refere ao compromisso social com a comunidade e na formação humanística dos estudantes”.
Cristiane Pereira Melo de Oliveira 
Professora da Universidade Cruzeiro do Sul


“A Semana da Responsabilidade Social de 2021 foi mais uma vez repleta de lives pertinentes e especiais, que agregaram muito na nossa formação  profissional e pessoal”.
Eduarda Vianna e Carolina Figueiredo 
Estudantes de Fisioterapia da UNICID


“O projeto Labin Social (Laboratório de Inovação Social) tem a ideia de criar uma brinquedoteca por ano, a partir de agora. A brinquedoteca é um espaço para o desenvolvimento físico, psicológico e social das crianças atendidas pelas organizações. Para transformar em realidade essa ideia, precisamos de alguns materiais e recursos. Estamos mobilizando estudantes e professores da FSG.
Fabio Ribas
Docente da FSG, sobre o Labin Social, projeto apresentado durante a Semana

Galeria de fotos