Pesquisa sobre motivação no ensino superior revela oscilações ao longo do semestre e inspira reflexões

Estudo busca entender como fatores internos e externos se manifestam ao longo do período acadêmico

23/05/2025

Estudantes de Iniciação Científica do curso de Psicologia do CEUNSP desenvolvem um importante projeto de pesquisa com foco na análise da motivação de alunos do ensino superior em diferentes momentos do semestre letivo.

Com apoio do CNPq e orientação do Prof. Dr. Victor Augusto Ramos Fernandes e da Profa. Ms. Marcela Spinardi Cintra, a pesquisa busca entender como fatores internos (motivação intrínseca) e externos (motivação extrínseca) se manifestam ao longo do período acadêmico.

Com dados coletados de mais de 740 estudantes dos cursos de Psicologia nos primeiros, segundos e quartos anos, a investigação demonstrou padrões claros de oscilação: a motivação tende a começar alta no início do semestre, sofre queda significativa no meio e, apesar de leve recuperação ao final, não retorna ao nível inicial.

Essa tendência foi acompanhada por um aumento consistente nos índices de desmotivação, especialmente preocupante ao final do semestre.

Novas estratégias

Esses achados revelam a necessidade de repensar estratégias pedagógicas que considerem o ciclo motivacional dos estudantes. Iniciativas como apoio psicológico contínuo, dinâmicas de ensino mais centradas no aluno, práticas avaliativas distribuídas e ambientes de aprendizagem mais colaborativos podem atuar como fatores de proteção contra a queda de engajamento, promovendo maior permanência, rendimento e bem-estar acadêmico.

O estudo está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e dialoga diretamente com o ODS 3 (Saúde e Bem-estar), ao lançar luz sobre aspectos psicológicos que impactam diretamente a saúde mental dos estudantes universitários.

Com base nesses resultados, novas políticas institucionais podem ser elaboradas para mitigar o estresse acadêmico, promovendo um ambiente mais saudável e produtivo. O projeto segue em andamento e deverá se tornar um estudo longitudinal ao longo de três anos, com o objetivo de mapear padrões mais robustos e sustentáveis de motivação ao longo da formação universitária.

É o CEUNSP promovendo uma produção científica com potencial para transformar práticas pedagógicas e vivência prática dos alunos no ensino superior.