Projeto do curso de Arquitetura e Urbanismo resgata memória de casarão em Indaiatuba
O aluno Renan Terrini apresentou pesquisa de iniciação científica durante evento em Lisboa

O estudante Renan Terrini, do curso de Arquitetura e Urbanismo do CEUNSP, apresentou em Lisboa, capital de Portugal, um projeto de Iniciação Científica que resgata a história e a importância arquitetônica do Casarão do Pau Preto, em Indaiatuba (SP).
O aluno participou do IX Colóquio Internacional A Casa Senhorial em Portugal, Brasil e Goa, um dos principais eventos acadêmicos voltados ao estudo de edificações históricas nos contextos lusófonos.
Com foco no resgate e análise da memória urbana e arquitetônica da cidade de Indaiatuba-SP, Renan apresentou parte do desenvolvimento da sua pesquisa de Iniciação Científica, intitulada Da Chácara ao Casarão: Análise histórica e arquitetônica do “Casarão do Pau Preto” e sua relação com o território no século XIX, orientada pela Profa. Dra. Ana Beatris Fernandes Menegaldo, docente do curso de Arquitetura e Urbanismo.
“Acredito que participar de um congresso internacional foi uma grande realização, ainda mais sendo o meu primeiro congresso, foi um momento de muita aprendizagem, sempre tive aptidão para a área de pesquisa e ter o meu trabalho reconhecido assim de primeira, apesar das dificuldades, foi incrível!”, valoriza Renan.
A pesquisa foi desenvolvida com apoio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC CEUNSP).
Mais sobre o estudo
O trabalho utilizou documentos históricos, como inventários post mortem, registros fundiários, mapas e cartografias, para reconstruir a trajetória desse exemplar senhorial, enquanto residência e originalmente uma chácara transformada, ao longo do século XIX, em sede da fazenda Pau Preto.
O exemplar, construído com técnicas tradicionais como taipa de pilão e pau-a-pique, teve papel central no desenvolvimento econômico local, ligado à produção de café e à chegada da ferrovia. Hoje, é um símbolo da cidade e abriga o Museu Municipal de Indaiatuba.
O projeto se destaca ao integrar pesquisa acadêmica, preservação histórica e valorização territorial, promovendo o diálogo entre passado e presente e fortalecendo o papel da universidade na formação cidadã. A iniciativa está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, especialmente com as ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis) e 4 (Educação de Qualidade).
É a pesquisa científica desenvolvida no CEUNSP alcançando espaços de destaque em nível internacional!