Guia da vida acadêmica do CEUNSP

A vida acadêmica é uma experiência única que vai fazer a diferença na sua vida. Mas entre a escolha do curso até o sonhado diploma existem alguns importantes passos para […]

09/06/2020

A vida acadêmica é uma experiência única que vai fazer a diferença na sua vida. Mas entre a escolha do curso até o sonhado diploma existem alguns importantes passos para que tudo dê certo no trajeto. Confira nesse passo a passo algumas dicas preciosas para você conquistar seu objetivo com sucesso!

1 – A inscrição

O primeiro passo é se inscrever no processo seletivo, onde você informa seus dados pessoais e o curso de interesse. Atualmente, por conta da pandemia, as provas estão sendo realizadas on-line, mas você também pode conferir na página de formas de ingresso se houve mudanças. Por um lado, realizar a prova em casa pode ser mais cômodo para você, mas mantenha o foco: é importante se concentrar e se organizar.

Também é possível utilizar sua nota do ENEM, fazer transferência, segunda graduação, dentre outras formas de ingresso. Em seguida, de acordo com o formato da sua inscrição, você pode se preparar com estes 5 métodos de estudo que vão ajudar você a passar no vestibular.

Saiba mais sobre as formas de ingresso:

• Prova Tradicional
  • Prova Agendada
  • Prova On-line
  • Ingresso via ENEM
  • Transferência
  • Segunda Graduação

2 – A prova

Você se preparou e, por isso, vai realizar o vestibular com tranquilidade! Se atente às instruções da plataforma de realização da prova, confira seu acesso à internet e funcionamento do seu dispositivo. Procure um ambiente calmo para realizar a prova sem perder a concentração.

• Confira nosso e-book com dicas para o vestibular: clique aqui!
  • 5 aplicativos que irão te ajudar nos estudos: confira aqui.
  • Confira técnicas para uma redação nota 10 aqui

3 – O resultado

“Você foi aprovado (a)”, é a notícia mais esperada pelos vestibulandos! Agora é só realizar a sua matrícula e comemorar mais um grande passo rumo ao seu futuro. Mas não pense que é hora de relaxar: aqui seu desafio é fazer um planejamento de estudos e se dedicar com firmeza aos novos aprendizados.

Fique de olho no calendário acadêmico, tire todas as suas dúvidas na instituição e aproveite para conhecer melhor a estrutura que a universidade oferece. Confira 6 passos para montar um local de estudo e tenha um melhor aproveitamento!

4 – A vida universitária

Temporariamente, estamos estudando em ambiente virtual de aprendizagem. Em breve, se optou pelo curso presencial, você poderá explorar também toda a estrutura e vivência física da universidade. Mas quem disse não dá para se dedicar e ter novas experiências no ambiente digital? Participe das atividades on-line e explore todas as oportunidades que ela oferecer!

5 – O diploma

Você se dedicou arduamente e chegou no grande objetivo da sua jornada acadêmica, o diploma! É uma grande conquista para você e todos que te apoiaram. Mas não acaba por aí: você pode continuar ampliando seus conhecimentos em uma especialização, mestrado, doutorado ou até em uma nova graduação. Afinal, depois de atingir um objetivo é hora de partir para o próximo!

Olha só quantas possibilidades