Curso de Cinema se destaca por produções e premiações durante o ano

Conquistas de alunos, professora e graduados marcaram atividades em 2021

15/12/2021

O curso de Cinema do CEUNSP fecha 2021 com participação em diversos projetos culturais e premiação internacional!

Oferecida no campus Salto, a graduação é coordenada pela Profa. Me. Lilian Solá Santiago, que orienta a realização de filmes de curta metragem da Kimera Filmes, a produtora experimental do CEUNSP.

No mês de setembro, a docente foi premiada pelo fundo William Greaves com o documentário Quase da Família, produção que reflete a realidade de mulheres negras empregadas domésticas no Brasil.

A premiação foi uma iniciativa da Firelight Media, empresa sem fins lucrativos de Nova York, com a proposta de auxiliar cineastas em pesquisas e produções, sobretudo os que foram afetados pela pandemia.

A professora Lilian ainda organiza o Festival Curta Salto – Festival de Cinema de Salto, com sete edições já realizadas.

Conquistas de alunos e graduados

Os alunos são orientados e acompanhados para participação em competições e festivais. Prova disso é que estudantes e graduados pelo curso foram premiados no edital Vacina Cultural, organizado pela Secretaria Municipal de Cultura de Salto.

Conheça os trabalhos roteirizados a partir do CEUNSP que receberão aporte financeiro municipal para produção e divulgação:

– Oficina de Fotografia Cinematográfica – primeiros passos
Amarildo Rodrigues

– Silencio no Set
Henrique de Souza

– Vidas em Papel
Karen Takahara

Outra importante conquista foi da graduada Monica Ogaya, contemplada pelo PROAC-SP para a produção do filme documentário de curta-metragem Pai, volta logo. A cineasta receberá o apoio de R$ 50.000,00 para realização do projeto.

Relevância e estrutura do curso

A professora Lilian destaca a relevância regional e nacional do curso, que desde os primeiros dias de aula incentiva os acadêmicos a produzirem os próprios materiais.

“Incentivamos a participação nos mais diversos concursos culturais. Isso só é possível porque os nossos alunos aprendem desde o primeiro semestre da graduação a prática da produção audiovisual, com a realização de filmes, videoclipes e documentários, inclusive em película cinematográfica, sempre com muito enredo e incentivo à pesquisa e à leitura”, explica a docente.

Outro diferencial é a estrutura do curso, que dispõe de um estúdio de cinema com mais de 200 metros quadrados e equipamentos profissionais, como câmeras em alta definição e computadores de última geração.