Ciberameaças: saiba quais medidas a sua empresa deve adotar para proteger dados 

Com o avanço da tecnologia, a proteção contra vazamentos de dados e informações sensíveis tornou-se prioridade máxima para as empresas. Em um mundo digital em constante mudança, a falta de […]

12/08/2024

Com o avanço da tecnologia, a proteção contra vazamentos de dados e informações sensíveis tornou-se prioridade máxima para as empresas. Em um mundo digital em constante mudança, a falta de conhecimento e o despreparo, a ausência de infraestruturas de segurança adequadas e a resistência à mudanças podem resultar em ataques cibernéticos que comprometem operações e reputação.  

De acordo com Albano Momberg, professor do curso de Ciência da Computação do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (CEUNSP), as empresas precisam ser proativas e investir em tecnologias que detectam e respondam a ameaças em tempo real. “As companhias precisam ter uma política de segurança da informação robusta, incluindo criptografia de dados, autenticação multifatorial, realizar auditorias regulares e, além disso, investir em Inteligência Artificial e machine learning”. 

O fator humano é outro ponto que precisa ser levado em consideração. Segundo Momberg, o investimento em treinamento constante dos colaboradores em boas práticas de segurança também ajuda a reduzir vulnerabilidades, bem como a educação e conscientização sobre práticas seguras.  

Para empresas menores, que não possuem tantas possibilidades de investir em sistemas de segurança robusto, é possível alternativas de baixo custo, como firewalls, antivírus e ferramentas de backup automático. Além disso, terceirizar serviços de cibersegurança para especialistas pode ser uma alternativa viável.  

“É importante que os tomadores de decisões e responsáveis pela segurança digital das empresas mantenham-se atualizados com as últimas tendências e práticas de cibersegurança, além de participarem de conferências e fóruns especializados, que são cruciais para inovar na proteção dos dados”, completa Momberg. 

Embora seja constante a evolução tecnológica no setor de segurança digital, os desafios continuam a crescer à medida que os cibercriminosos também aprimoram suas técnicas. Assim, a adaptabilidade e a inovação contínua são essenciais para a segurança corporativa.