Alunos de Medicina promovem capacitação em primeiros socorros para escolas de Itu e Salto

Estudantes conduziram oficinas práticas utilizando bonecos simuladores e desfibriladores externos automáticos

04/06/2025

No último dia 22 de maio, alunos do curso de Medicina do CEUNSP promoveram uma ação de extensão voltada para a capacitação e primeiros socorros. A atividade foi destinada a professores e colaboradores do Colégio CEUNSP, em Itu, e aos alunos do 9º ano da Escola Estadual Professor Paula Santos, em Salto.

Com o objetivo de preparar a comunidade escolar para agir de forma correta diante de situações emergenciais, os acadêmicos conduziram oficinas práticas utilizando bonecos simuladores e desfibriladores externos automáticos (DEA). Durante o treinamento, foram ensinadas técnicas fundamentais, como reanimação cardiopulmonar (RCP) e manobras de desobstrução de vias aéreas.

De acordo com os organizadores, saber como prestar os primeiros socorros pode fazer a diferença entre a vida e a morte em casos de acidentes, mal súbito ou outras emergências. “Nosso objetivo é que cada vez mais pessoas estejam preparadas para agir com segurança em situações emergenciais, seja na escola, em casa ou na comunidade”, destacou o professor e orientador do projeto, Dr. Fábio Savoy.

Compromisso com a comunidade

Além da importância prática, a iniciativa também reforça o compromisso social do CEUNSP e está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), especialmente aos ODS 3 (Saúde e Bem-Estar) e ODS 4 (Educação de Qualidade).

O coordenador do curso de Medicina, Prof. Dr. Silmar Abu Gannam, ressaltou a relevância da ação para a formação dos estudantes e para a segurança das instituições. “Capacitar alunos, professores e colaboradores em primeiros socorros é fundamental para salvar vidas e fortalecer a segurança nas instituições. Esse projeto reforça o compromisso do CEUNSP com uma formação acadêmica sólida, prática e socialmente responsável”, afirmou.

A coordenadora adjunta do curso, Profa. Ma. Vanessa Zanoni Carvalhaes, complementa que “os projetos de extensão do curso refletem a importância de os acadêmicos de Medicina devolverem à comunidade o conhecimento adquirido, ampliando a atuação da instituição para além dos seus muros.”

Com resultados positivos, a proposta é expandir a iniciativa, levando oficinas de primeiros socorros para outras escolas e instituições, públicas e privadas, contribuindo para a construção de uma comunidade mais preparada, resiliente e consciente!

Galeria de fotos