Temida por muitos candidatos, e amada por tantos outros, é na redação que os selecionadores — tanto de instituições de ensino, quanto de departamentos de recursos humanos — observam se o candidato possui competências como criatividade e capacidade de entender, ordenar e analisar os fatos.

Mas para que você se dê realmente bem, é preciso não escorregar no português! Os professores Gabriel Aguilar e Célia Rocha, da Cruzeiro do Sul Educacional, vão te ajudar nessa missão: eles prepararam uma lista de erros comuns da língua portuguesa, que cometemos muitas vezes sem nem perceber, e que podem ser evitados!

Olha só:

Frase errada: Conversei com o aluno ontem, o mesmo entendeu que estava errado.
Explicação: Para substituir termos expressos anteriormente, utilize um pronome pessoal ou oblíquo. “Mesmo” é um pronome de reforço.
Frase correta: Conversei com o aluno ontem,, ele entendeu que estava errado.

Frase errada: Ele deveria fazer uma solicitação onde descreva o caso.
Explicação: O adverbio “onde” denota uma circunstância de lugar. Por isso, é recomendável não utilizá-lo se não estivermos nos referindo a um local.
Frase correta: Ele deveria fazer uma solicitação na qual descreva o caso.

Frase errada: Fui buscar meu diploma, mas ainda não tinha chego.
Explicação: O particípio do verbo chegar é “chegado”. Chego é a flexão do verbo na 1ª pessoa do presente do indicativo.
Frase correta: Fui buscar meu diploma, mas ainda não tinha chegado.

Frase errada:fazem sete anos que estou morando aqui.
Explicação: O verbo “fazer”, quando indica tempo transcorrido, é impessoal. Neste caso deve permanecer na 3ª pessoa do singular.
Frase correta:faz sete anos que estou morando aqui.

Frase errada: Foi uma perca de tempo procurar você.
Explicação: “Perca” não deve vir acompanhado de um artigo, pronome ou numeral, nem ser usado no sentido de “privação”.
Frase correta: Foi uma perda de tempo procurar você.

Dicas anotadas? Agora você está pronto para se dar bem em uma redação. Boa sorte!

É nosso aluno e quer usar essas dicas para conquistar uma grande oportunidade de estágio?

botoes_portal_carreiras-1