O mercado de trabalho está cada vez mais concorrido e uma boa rede de relacionamentos pode ser a porta de entrada para o tão sonhado emprego ou até mesmo o crescimento do seu futuro negócio.

 

Não basta entrar no Linkedin ou Facebook adicionar todo mundo ou distribuir cartões de visita, você deve ter um objetivo claro para ampliar seu networking e saber que poderá acionar esse contato, caso precise.

 

O Prof. Rubens Aires, da Cruzeiro do Sul Educacional, deu dicas importantes de como ampliar e cativar o networking com boas práticas, confira:

 

 

  • Não! Redes sociais, não é networking

Lembre-se que falamos em relacionar-se pessoalmente, construir uma amizade. As redes sociais são impessoais nesse quesito. Elas são muito abertas para marketing pessoal, ou muito restritas para resguardo. Use-as para manutenção se o outro for adepto.

 

  • Invista

Os melhores contatos vêm de locais onde não se recebe nada financeiramente para estar, exemplo: eventos, associações de classe, grupos sociais organizados. Tietagem não é networking.

 

  • Todos são importantes

Não são somente pessoas em destaque ou com altos cargos. Todos são importantes e poderão lhe ajudar um dia, as pessoas progridem e mudam.

 

  • Não se preocupe com timidez,

Lembre-se, você deverá fazer amizade e não se restringir a um contato profissional frio ou mesmo ser falante.

 

  • Não pule etapa

Cuidado com a hierarquia, mesmo que tenha sido chamado por um artista, empresário ou pessoa de maior destaque, relacione-se com a secretaria, o empresário ou assessor, senão o intermediário poderá dificultar seus próximos contatos. Faça amizade com ele também.

 

  • No ambiente acadêmico

Relacione-se com seu professor pela especialidade profissional dele e não somente pela disciplina, ele sempre poderá lhe ajudar inclusive depois de formado. O mesmo vale para seu colega de curso ou trabalho, os mais interessados com certeza serão muito mais que parceiros de lazer.

 

  • Não extrapole o relacionamento.

Seja amigo, humilde, ouça, mas não vá convida-lo (a) para um churrasco na sua casa no primeiro dia. Na realidade o limite desse estreitamento será imposto no decorrer da conversa.

 

  • Não pegue contatos de outros

Os contatos devem se restringir aos que você conseguiu pessoalmente, nunca use contatos de outros e nem fale em nome deles, isso acaba com a amizade. Também não forneça e nunca troque contatos isso poderá até “queimar” um contato bom.

 

  • Troque e-mails e celulares

Anote os contatos que lhe forem fornecidos, pois são eles que limitarão o relacionamento nos próximos encontros e sempre coloque a data e o local, assim saberá onde e quando conheceu. Não peça nada além do que foi fornecido.

 

  • Pesquise antes

Busque conhecer quem estará no local ou com quem vai falar, isso faz parte da técnica de diálogo pois assim o assunto flui melhor, você demonstra cuidado e evita constrangimento.

 

Um bom networking, aliado a uma formação superior, podem ajudar a conquistar o sucesso profissional. Conheça nossos cursos!