No dia 04/12, os alunos do Curso de Nutrição do Ceunsp orientados e acompanhados pela Coordenadora do Curso, Amanda Calegari, realizaram novamente o Curso: “Aproveitamento Integral dos Alimentos“, dando continuidade ao Projeto Xepa Day.

O Xepa Day é um evento é mundial com periodicidade anual, que teve início na Alemanha e se dissipou por vários países, inclusive no Brasil. O mesmo tem por objetivo a busca por alimentos da “xepa” (restos que ainda estão em boas condições de uso) de feiras livres por serem gratuitos ou terem menor custo e aproveita-los de forma integral, elaborando receitas utilizando cascas, talos e demais partes que geralmente são desperdiçados, mas que contém alto valor nutricional.

Em abril deste ano o Ceunsp aderiu ao evento, quando os cursos de Nutrição e Gastronomia realizaram uma parceria, os alunos dos cursos coletaram alimentos da xepa de feiras livres da cidade e promoveram um almoço aberto ao público.

Agora, o Curso de Nutrição em continuidade, realizou atividades de Educação Nutricional nos 5 (cinco) CRASs (Centro de Referência de Assistência Social) da cidade de Itu. O evento contou com a realização de uma palestra e de workshop com o tema “Aproveitamento Integral dos Alimentos”. Os alimentos utilizados durante o curso foram coletados pelos alunos da xepa de feiras livres da cidade. Aos presentes no curso foi entregue uma relação com receitas, incluindo as preparadas durante o workshop.

Contamos também com a participação da equipe de televisão TV Tem, afiliada da Rede Globo, para a cobertura do evento.

O curso contou com um ótimo aproveitamento pelos participantes, foi muito elogiado e teve grande participação e interatividade. Parabéns aos envolvidos! 🙂